Fim de semana tem pedala metropolitano e corrida Smart em Curitiba; veja programação

Neste fim de semana (22 e 23 de outubro), as tradicionais atividades de esporte e lazer promovidas pela Prefeitura de Curitiba em várias regiões da cidade, voltam a acontecer. Entre elas, o Pedala Metropolitano e a corrida Smart.

Foto: Guilherme Dala Barba

A programação, organizada pela Secretaria Municipal Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), integra as ações que a Prefeitura promove no âmbito do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.

No sábado (22), no período da manhã, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, onde serão ofertadas várias atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

Atividades nas regionais

Na Regional CIC, o Lazer no Bairro chega ao Bosque Túlio Vargas (R. João Dembinski, 826,). Das 13h às 17h acontecem atividades recreativas e de lazer, promovendo a participação da comunidade. São atividades para o desenvolvimento humano e educacional, integrado em todas as suas ações, que estimulam a expressividade, criatividade e a vivência de atividades de diferentes conteúdos de lazer, buscando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social.

As atividades de diversão e lazer também ofertadas no sábado na Regional Boqueirão. O CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimos de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, torneio de tênis de campo, voleibol.

No Alto Boqueirão as atividades acontecem no período das 14h às 17h na Praça Hortência, (Rua Professora Edmee Neal Algouver 781). Por lá os curitibinhas vão poder se divertir com cama elástica, jogos gigantes, circuito de bike, pinturinha e arena esportiva.

Também no sábado (22), na Regional Bairro Novo, acontecem oficinas recreativas, jogos diversos, brinquedos infláveis, camas elásticas, rolimãs e atividades esportivas, promovendo a participação da comunidade.  As atividades serão das 13h às 17h, na Praça recreativa Iguaçu 3 (Rua Antonio José Bonato, 1193, Ganchinho).

Corrida Smart

Curitibanos que estiverem dispostos a fazer uma atividade física de maior esforço podem participar neste final de semana 22 e 23/10 das corridas Smart. As provas buscam estimular a melhora na qualidade de vida e saúde, bem como possibilitar aos competidores completarem a mandala de medalhas do circuito de corridas de rua Curitiba dos Imigrantes, que já teve duas etapas realizadas.

A corrida Smart de sábado terá ponto de inscrição no Bosque Portugal (Rua Fagundes Varela, 774, Jardim Social) a partir das 7h.  A etapa do domingo terá ponto de inscrição na Praça Menonitas (Rua Paulo Setubal, 3.291, Boqueirão) também às 7h.

Hapkido

O Centro de Iniciação Esportiva do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macerdo, 510 – Cajuru, será palco da 3ª Copa União de Hapkido destinado a atletas que participam de equipes inscritas na competição. A competição começa às 8h e a entrada é franca.

Festival Outubro Rosa

A partir das 9h até o meio dia de sábado (22), a Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, S/N), recebe uma programação especial em comemoração ao Outubro Rosa. Como parte das ações de conscientização das mulheres à prevenção do câncer de mama, haverá atividades gratuitas de Ginástica Funcional, Dança, Alongamento e Muay Thai. 

Também a partir das 9h, acontece a caminhada Outubro Rosa Boqueirão. A concentração será no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão). A caminhada parte do Centro de Esporte e Lazer Carmo, indo até a passarela do Hauer, com parada na feira livre do Hauer, retornando ao Centro de Esporte e Lazer Carmo,.

Torneio de Voleibol

O Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira  (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233) será palco do Torneio feminino de Voleibol, alusivo Outubro Rosa. Também será realizada uma campanha de arrecadação de lenços para mulheres que se encontram em tratamento do câncer. A entrada é gratuita.

Aulas de BMX

Na pista de BMX, que fica no Parque Olímpico do Cajuru, serão oferecidas aulas para crianças e adolescentes sem experiência no esporte, com a finalidade de apresentar uma modalidade diferente de ciclismo olímpico, inserindo práticas de domínio da bicicleta, coordenação motora, equilíbrio e utilização de equipamentos de segurança. As aulas serão das 13h às 17h de sábado.

E no domingo pela manhã tem mais uma edição do Festival Interno de BMX, realizado bimestralmente  voltado para crianças que iniciam as atividades na Escolinha de BMX do Programa Escola + Esporte=10 da SMELJ. Mais informações: (41) 3221-2353 ou (41) 99547-1551 (whatsapp).

Pedala Metropolitano

Nesta edição do Pedala Metropolitano, o percurso ciclístico será entre Curitiba e a vizinha cidade de Colombo. A participação é gratuita. Devido à intensidade da atividade, a prova não é recomendada para iniciantes. Será permitida apenas a participação de maiores de 18 anos e é obrigatória a utilização de capacete.

Os ciclistas vão partir do Parque Atuba, região norte da capital, e irão percorrer um trecho de 30 quilômetros. No final, os esportistas se encontram novamente no Parque Atuba. O ponto de encontro acontece na Rua Pintor Ricardo Krieger, 550, Atuba, e a saída está marcada para as 8h.

Passeio Ciclístico

Na Regional Bairro Novo, acontece neste domingo (23/10), o Passeio Ciclistico Outubro Rosa, com saída as 9h da Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado). O passeio tem a possibilidade de participação de toda a família, já que percurso é de nível fácil com apenas 5 km. Os participantes podem se vestir de rosa e enfeitar a bicicleta para marcar a campanha contra o câncer de mama. O passeio terá apoio da Guarda Municipal e carro de apoio.

Arcadas recreativas

Nas Arcadas do São Francisco, ao lado da Feirinha do Largo da Ordem, acontecem as atividades recreativas das 9h às 13h, para todas as idades, e terão orientação dos profissionais da Smelj.

No período da tarde, das 14h às 18h, a diversão será em seis pontos de Curitiba: parques Barigui, Atuba, Lago Azul e Náutico,  no Passeio Público e na Praça Afonso Botelho.

No Parque Barigui, as atividades serão feitas no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, as ações vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. Já no Parque Atuba, será no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Parque Lago Azul, as atividades serão no espaço do campo de futebol que tem um alambrado. Por último, o Passeio Público vai concentrar as atividades em frente ao Coreto Digital.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas entre outras atividades.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.