A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta para um novo golpe e reforça para que os consumidores tenham cuidado ao buscar na internet os canais da Companhia.
Alguns clientes que estão em busca da segunda via da fatura foram direcionados para sites falsos e o dinheiro do pagamento foi enviado para golpistas, deixando a conta de água em aberto.
A Sanepar orienta que qualquer variação que use o nome da Companhia não deve ser acessado. Os sites falsos usam o nome da Sanepar, com variações, com o objetivo de criar boletos para o suposto pagamento de contas. A Companhia já registrou o caso na Polícia Civil.
Veja também:
- Delegado acusado por matar esposa e enteada tem júri adiado
- Brasileira está desaparecida nos EUA há mais de 15 dias
A Sanepar destaca que os episódios de fraude não se referem à invasão dos canais da empresa, que são seguros e confiáveis e reitera que a empresa não envia QR Code ou chave pix para pagamentos pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.
Ao fazer pagamento via pix, o cliente deve sempre conferir se o destinatário é “Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45”. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários.
Como evitar os golpes
- Evite clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetíveis a fraudes.
- Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via pix. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.
- Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.
- Outra medida é registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do pix. Em seguida, envie o B.O. à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.
Canais oficiais da Sanepar
- Site: https://site.sanepar.com.br/
- Teleatendimento: 08002000115
- Whatsapp: (41) 99544-0115 e https://site.sanepar.com.br/clientes/whatsapp
- Aplicativo
*Com supervisão de Luana Lopes