O Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (Consup) anunciou a suspensão do Calendário Acadêmico do instituto federal devido a greve no IFPR.
A medida é válida a partir de 1º de maio (quarta-feira) e acontece por tempo indeterminado. A decisão ocorreu em reunião extraordinária pelo pleno do Colegiado, transmitida ao vivo pelo canal Conexão IFPR e foi unânime.
Com a suspensão do Calendário Acadêmico, as rotinas pedagógicas do campi não acontecerão, ou seja, não haverá aulas ou quaisquer outras atividades relacionadas ao ensino em todas as unidades do Instituto. Além disso, os dias letivos têm a contagem paralisada.
Veja também:
- Grupo Boticário abre vagas de emprego na Grande Curitiba
- Unidade de Saúde é reaberta no Fazendinha após reformas
Quando um calendário acadêmico é suspenso, os dias letivos param de contar durante o período de paralisação e só retornam à contagem normal quando a paralisação chega ao fim.
As reposições ocorrem com o número de dias restantes no calendário. Os calendários de reposição são acordados entre a gestão, o sindicato e o comando do movimento grevista.
De acordo com o Reitor do IFPR, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, a Reitoria do Instituto vai se colocar como interlocutora junto aos campi, ao Ministério da Educação (MEC) e ao Governo Federal para que a greve no IFPR termine o mais breve possível.
O Reitor do IFPR afirmou também que trabalhará no movimento pós-greve para que os impactos na realidade estudantil sejam os menores possíveis diante do cenário de suspensão do calendário letivo.