Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Dia do Agrônomo: aplicativos viram aliados no campo

(Foto: Ilustração/Pixabay) - Dia do Agrônomo: aplicativos viram aliados no campo
(Foto: Ilustração/Pixabay)

O avanço tecnológico, proporcionado cada vez mais por aplicativos que ser tornaram verdadeiros aliados dos profissionais do campo, é mais um motivo para celebrar o Dia do Agrônomo, comemorado também nesta sexta-feira (12). As ferramentas auxiliam no planejamento e organização de atividades, oferecem soluções em tempo acelerado e promovem flexibilidade e mobilidade a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e produtores rurais.

São diversas as modalidades disponíveis, que vão desde a previsão climática, gerenciador de tarefas, economia e financiamento agrícola, até gestão de fazenda, cotação de commodities, simuladores, gerenciamento de irrigação e controle de pragas.

Apesar de ser uma ferramenta facilitadora, boa parte dos pequenos produtores ainda a desconhece. No Paraná, 85% das 305 mil propriedades agrícolas são de áreas com até 50 hectares. “Nesses lugares, os aplicativos, provavelmente, não são tão conhecidos, além do que uma parcela pequena de agrônomos os utiliza e testa. Porém, a tendência é que esse tipo de tecnologia se desenvolva rapidamente e traga agilidade aos processos realizados atualmente”, explica Luis Fernando Gastaldi, engenheiro agrônomo e conselheiro do Crea-PR.

No entanto, é importante salientar que a tecnologia não é autônoma, ou seja, apenas auxilia o profissional na tomada de decisões.

Informações Assessoria de Imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo