Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Tecpar e Senai ampliam parceria na área de tecnologia e inovação

(Foto: Divulgação Tecpar) - Tecpar e Senai ampliam parceria na área de tecnologia e inovação
(Foto: Divulgação Tecpar)

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai), firmaram nesta quinta-feira (21) um memorando de entendimentos para desenvolvimento de projetos em parceria. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Fabio Cammarota, o propósito é a conjunção de esforços com a finalidade de viabilizar oportunidades de cooperação no desenvolvimento tecnológico em empreendimentos inovadores.

Entre os itens em que as duas instituições trabalharão juntas estão a Coincubação, o Energy Camp e Smart Farm, a Certificação de geração distribuída (Selo GD) e a Certificação de cadeia de biocombustíveis, além de outros setores que possam ser considerados de interesse técnico científico mútuo dos parceiros.

Cammarota, explica que essas áreas são estratégicas para o instituto, em alinhamento às diretrizes do Governo do Estado. "O Tecpar recebeu a missão do Governo do Estado de liderar o processo de inovação e do desenvolvimento tecnológico no Paraná”, diz ele. “Essa parceria com o Senai é importante para mostrar que o instituto está de portas abertas para estreitar o relacionamento com a iniciativa pública e privada", destaca.

Para o diretor regional do Senai, José Antônio Fares, a parceria entre as instituições tem todas as condições para ser bem-sucedida, inclusive com possibilidade de um incremento na área do agronegócio, na qual o Senai tem interesse.

“O Tecpar é uma instituição com um histórico de realizações, de impulsionar a inovação, o desenvolvimento e a pesquisa no Estado. Tem infraestrutura, incubadora, um processo de certificação muito forte e um nome reconhecido no mercado. Por outro lado, o Senai é uma instituição forte na formação profissional e na inovação tecnológica. Então, estas duas entidades juntas têm muitas oportunidades”, afirma Fares.

Incubadora

O Tecpar conta com a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), assim como o Senai. A ideia em relação à coincubação, segundo o diretor da Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, é complementar os processos de incubação das duas instituições, permitindo que os incubados tenham acesso à infraestrutura tanto do Tecpar quanto de Senai.

Já em relação ao Energy Camp e Smart Farm, a intenção é revitalizar os campi do Tecpar na CIC, em Jacarezinho e em Araucária, com esses novos conceitos, que são trabalhados pelas duas instituições. "Queremos trabalhar com o living lab, para nossos campi serem laboratórios a céu aberto”, diz Rafael Rodrigues.

A ideia, segundo ele, é que o câmpus CIC passe ter uma área para o Energy Camp, apoiando assim as atividades do Tecpar na área de energias renováveis. Já os campi de Jacarezinho e Araucária levariam à frente projetos do agrotech, para testar tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio", pontua.

O último item do acordo, sobre certificação de geração distribuída (SELO GD) e a Certificação de cadeia de biocombustíveis, busca estreitar as relações entre o Tecpar Certificação, divisão cujo negócio é a certificação de produtos e sistemas, com o Senai. "Atuaremos desta forma de maneira mais sinérgica na área de certificação", analisa Rodrigues.

Colaboração AEN

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo