O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, acaba de lançar uma versão evoluída da sua plataforma de ensino adaptativo, Aprimora.
A nova versão se destaca por ser a primeira plataforma brasileira de Língua Portuguesa e Matemática com foco em estudantes a utilizar inteligência artificial generativa. Ela também se diferencia por inserir os alunos em um ambiente lúdico no qual ele será o protagonista do processo de aprendizagem durante todo o ensino fundamental.
Nessa jornada, o estudante é estimulado e recompensando a cada avanço, em uma dinâmica totalmente gamificada. A solução ainda conta com elementos de acessibilidade, como ajustes de fontes, LIBRAS e alto contraste.
A interface do Aprimora 5.0 reproduz a cabine de controle de um submarino. Nela, o aluno tem uma visão panorâmica de seu processo educacional. Cada ano escolar corresponde a uma ilha temática que o usuário deve explorar e na qual haverá desafios a serem resolvidos.
O sucesso possibilita que cada estudante customize a ilha à sua própria maneira, o que potencializa e individualiza a experiência rumo às metas educacionais.
Inteligência artificial generativa aliada aos estudos
A nova plataforma ainda utiliza a inovadora inteligência artificial generativa, no modelo de chat integrado, com tecnologia GPT, batizada como “MARIA” (Módulo de Assistência Remota com Inteligência Artificial), para apoiar os alunos na resolução de questões, no esclarecimento de dúvidas e na personalização do conteúdo.
“Não estamos apenas lançando uma versão do Aprimora, mas sim uma jornada única de aprendizado em que a tecnologia está inserida de forma a potencializar o estudo, sem diminuir a necessidade do usuário buscar as informações”, afirma Martin Oyanguren, CEO do Educacional. “Estamos comprometidos em impulsionar o sucesso acadêmico e a paixão pela aprendizagem. O Aprimora 5.0 irá transformar o modo como os alunos percebem o conhecimento.”
O aprimoramento da experiência de aprendizagem por meio da inteligência artificial generativa, representada pela MARIA, reflete a evolução tecnológica da sociedade e foi desenvolvida com engenharia de prompt que limita as pesquisas e apenas direciona o estudante na busca pelo conhecimento.
“A IA generativa é uma realidade em diversos nichos da sociedade e com a educação acontece o mesmo. Nessa nova jornada, o Educacional se preparou para que todos os alunos que utilizam o Aprimora 5.0 por meio da Suíte Educacional possam aprender a partir de uma plataforma cada vez mais interativa, segura e adaptada às necessidades do aluno.
- Projeto social entrega 2,8 mil mochilas para alunos de Curitiba
- Pé de Meia: entenda como será pagamento da bolsa do Ensino Médio
A atualização também traz novidades para os professores e os gestores educacionais, que passam a ter acesso a ferramentas que monitoram todo o processo de desenvolvimento do aprendiz, com novos indicadores de desempenho e de engajamento. Isso torna possível trabalhar os principais pontos negativos de forma mais assertiva com base em gráficos que medem o desempenho por nível de ensino e oferece uma análise mais profunda.
O Aprimora está disponível na Suíte Educacional – a plataforma de ensino completa que reúne mais de 30 soluções parceiras em todos os níveis da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.