Uma nota foi emitida pela Europol na noite desta segunda-feira (21), alertando sobre o risco do tráfico humano entre os refugiados da Ucrânia que chegam à União Europeia. A agência afirma que as áreas mais preocupantes são as fronteiras, os centros de acolhimento e abrigo, estações de trem e ônibus.
A Organização Internacional para Migrações (OIM) informou, na última semana, que informes iniciais apontavam para a existência potencial da atividade na fronteira da Ucrânia e em outras regiões. Até o momento, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 3,5 milhões de pessoas já fugiram do país em busca de segurança e proteção.
“O número de vítimas em potencial que chegam da Ucrânia pode atrair os agressores individuais e oportunistas que se fazem passar por voluntários benevolentes, bem como as redes criminosas especializadas no tráfico de pessoas. Os países que acolhem refugiados da Ucrânia devem estar atentos às indicações ou às tentativas de captação de potenciais vítimas do tráfico de seres humanos”, explicou a Europol, em nota.
A agência apontou, ainda, que o leste europeu tem sido uma região-chave de origem das vítimas do tráfico de pessoas exploradas na União Europeia, e é o local de origem de muitas das redes criminosas. Na maioria dos casos, os grupos se aproveitam de pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças e idosos.
Informações de SBT News