Bebê nasce sob escombros após terremoto na Síria

Com a colaboração de Estadão Conteúdo

Por Associated Press – Beirute, 10 (AE) – Um bebê foi encontrado sob os escombros de uma construção na Síria ainda ligada pelo cordão umbilical à mãe morta durante o terremoto. A recém-nascida, cujo vídeo do resgate viralizou nas redes sociais no começo da semana, ganhou uma nova família.

Foto: Reprodução

A bebê foi batizada como Aya. Quem deu o nome foi a equipe médica do Hospital Cihan, para onde foi socorrida logo após ser resgatada na segunda-feira (6). O nome significa “sinal de Deus”, em árabe. De acordo com o médico Hani Maarouf, que vem cuidando da menina desde o resgate, ela recebeu o nome “para que pudéssemos parar de chamá-la de bebê recém-nascido”, disse.

A condição de Aya está melhorando a cada dia, de acordo com os médicos. O temor de que ela tivesse sofrido algum dano na coluna não foi confirmado. Assim que for liberada, ela será cuidada pelo tio de seu pai, Salah al-Badran.

Bebê nasce após terremoto na Síria

Equipes de resgate na cidade de Jenderis descobriram Aya sob os escombros na tarde de segunda-feira, mais de 10 horas após o terremoto. Eles cavavam os destroços do prédio de cinco andares onde seus pais moravam com o resto da família. Os pais e quatro irmãos de Aya morreram no local.

Resgatada ainda com o cordão umbilical ligado à mãe, Afraa Abu Hadiya, médicos estimaram que ela tenha nascido sete horas após o terremoto, ou seja, quando a família já estava embaixo dos escombros. Após ser resgatada, ela foi levada às pressas para o hospital na cidade vizinha de Afrin.

Órfãos no terremoto na Síria

O número total de órfãos do terremoto na Turquia e na Síria é desconhecido pelas autoridades. Equipes médicas dizem que menores de idade que perderam os pais normalmente são adotados por outros familiares. No entanto, após a catástrofe, a maioria deles também está em péssimas condições para oferecer uma vida comum.

No caso de al-Badran, por exemplo, ele é responsável por uma família de 11 pessoas e perdeu sua casa no terremoto. Desde então, todos vivem em uma barraca.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.