O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (23), por meio do Vaticano, que reconheceu mais um milagre do italiano Carlo Acutis, conhecido como “influencer de Deus”. O adolescente, morto em 2006, pode virar santo a partir do reconhecimento de seu segundo milagre pela Igreja Católica.
Mas, afinal de contas, quem é Carlo Acutis e porque ele pode se tornar o primeiro santo da ‘geração millennial’.
Carlo Acutis morreu quando tinha 15 anos, em outubro de 2006, vítima de uma leucemia. Ele foi beatificado anos depois, em 2020, quando ficou conhecido por ser o primeiro ‘beato de calça jeans e tênis’.
O adolescente nasceu em Londres, mas viveu a maior parte do tempo na Itália, em cidades como Assis, Milão e Monza.
Porque Carlo Acutis pode virar santo?
O adolescente foi beatificado a partir do reconhecimento, por parte do Vaticano, de um milagre atribuído a ele em Campo Grande no Mato Grosso do Sul – Acutis nunca visitou o Brasil.
De acordo com a Igreja Católica, uma criança sofria de uma doença congênita, mas se curou depois que o avô dela tocou em peças de roupa de Acutis expostas em uma paróquia da capital sul-mato-grossense.
Carlo Acutis ganhou vários apelidos ao longo de sua curta trajetória na Terra. “Ciberevangelizador”, “padroeiro da internet” e “influencer de Deus” são alguns dos mais comuns justamente porque o jovem usava a internet para evangelizar.
O site Vatican News reporta que “em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020”.
Segundo milagre de Acutis
A partir do reconhecimento do segundo milagre, Acutis agora pode ser elevado à santidade. O Vaticano ainda não definiu uma data e nem anunciou se, de fato, isso vai acontecer em breve.
- SBT do Bem: traga sua doação e conheça o elenco da Rede Massa
- Parque de Curitiba terá festa com atrações gratuitas neste sábado
O papa Francisco já teria convocado uma reunião com cardeais (chamada de Consistório) para definir os últimos detalhes para a canonização de quatro beatos – com Carlo Acutis entre eles.
Conforme a Igreja Católica, somente Deus é capaz de realizar milagres, mas santos que estariam ao lado de Deus no céu também são capazes de interceder por pessoas fiéis a Ele.