Equipe de robótica do Paraná conquista prêmio em torneio nos EUA

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A equipe de robótica Osíris, composta por estudantes e ex-estudantes de colégios estaduais e da rede privada em Curitiba, conquistou um prêmio no campeonato mundial da First Lego League Challenge, que aconteceu entre 07 e 09 de junho nos Estados Unidos.

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Foto: Equipe Osíris

O grupo conquistou o segundo lugar da Champions Awards, categoria que premia as cinco equipes de melhor desempenho nas quatro áreas que compõem o torneio.

O campeonato de robótica ocorreu em Worcester, no estado de Massachusetts, reunindo 108 equipes de 38 países, sendo apenas duas brasileiras  — a paranaense e outra de São Paulo. A Celepar patrocinou a viagem dos integrantes da Osíris, formada por cinco estudantes do ensino fundamental e médio, além de dois técnicos. O grupo é considerado uma equipe de garagem, por não estar vinculado a nenhuma instituição.

No campeonato internacional, as equipes foram avaliadas em quatro áreas distintas: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e “core values”.

First Lego League Challenge

Na primeira delas, a pesquisa científica, os times desenvolvem uma solução inovadora para um problema do mundo real. Nessa categoria, a equipe Osíris apresentou o Stimmove, um projeto que tem a proposta de diminuir as dificuldades enfrentadas por idosos com capacidade motora reduzida ao praticar dança ou fisioterapia.

“O projeto basicamente consiste em motores de vibração posicionados em pontos motores do corpo do idoso para estimular essas áreas musculares. As vibrações acontecem no ritmo da música, por exemplo, auxiliando a pessoa a se movimentar”,

explica Wellington dos Santos Matte, técnico da equipe.

Segundo Wellington, os estudantes identificaram durante a pesquisa que a dança é um hobby relevante para a população idosa. Eles perceberam, porém, que essas pessoas podem se sentir desestimuladas a manter o hobby devido à perda da memória muscular. O projeto, então, estimula a permanência dos idosos nessa prática, que representa para eles um estímulo físico e cognitivo, além de promover as relações sociais.

A segunda área de avaliação é o desafio do robô. Nessa parte, os alunos devem desenvolver um robô que complete uma série de desafios em uma arena, durante o evento, em no máximo 2 minutos e meio.

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Já a terceira área (design do robô) consiste na explicação dos conceitos mecânicos e físicos utilizados para programar o robô para cumprir cada desafio.

Por fim, a última área de avaliação são os “core values” ou “valores centrais” do torneio, que incluem o desenvolvimento, pelos participantes, de habilidades de descoberta, inovação, impacto, inclusão, trabalho em equipe e diversão.

A equipe Osíris conquistou o segundo lugar na premiação Champions Awards, atrás apenas de um grupo de Washington (EUA).

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