Homem é preso após tentar embarcar com explosivo em aeroporto

Com a colaboração de Estadão Conteúdo

Por Redação O Estado de S. Paulo – São Paulo, 02 (AE) – Um homem, 40 anos, foi preso pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) depois de tentar carregar explosivos em uma mala que despachou para um voo doméstico no Aeroporto Internacional de Lehigh Valley, na Pensilvânia, nos Estados Unidos informaram as autoridades norte-americanas nessa quarta-feira (1º).

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O explosivo foi descoberto na segunda-feira (27) pelos agentes da Transportation Security Administration (TSA) depois que a bagagem do homem disparou um alarme no aeroporto.

“O dispositivo foi detectado durante uma verificação de rotina da bagagem de porão”, disse a TSA em um comunicado.

Homem que tentou despachar explosivos é preso em casa

O suspeito, identificado como Mark Muffley, planejava pegar um avião para Orlando, na Flórida, mas deixou o aeroporto após ser chamado pelo escritório de segurança. Horas depois, ainda na segunda-feira, ele foi preso em sua casa.

Durante a inspeção no aeroporto, os agentes encontraram dentro da mala um objeto circular de “três polegadas” (7cm) de diâmetro escondido no forro.

Ao examinar o dispositivo, a Polícia Federal determinou que se tratava de um explosivo em pó, semelhante ao usado em fogos de artifício, de acordo com a denúncia judicial.

O objeto tinha dois tipos de pavio acoplados, um para agir em curto e outro para fazê-lo de forma retardada.

Também na bagagem havia butano, um gás combustível, um isqueiro, duas tomadas elétricas coladas, uma furadeira sem fio e um tubo com resíduo de pó branco, disse o FBI.

Agora, o norte-americano, que continua preso, enfrenta duas acusações de tentativa de contrabandear explosivos para um avião, o que pode levar a uma pena de pelo menos 10 anos de prisão. 

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.