O norte-americano Kenneth Smith se tornou o primeiro homem nos Estados Unidos a ser executado por asfixia com nitrogênio. A pena de morte foi cumprida no estado do Alabama.
Kenneth Smith, de 58 anos, foi executado na noite desta quinta-feira (25). Uma máscara de gás foi amarrada no rosto do preso e substituiu o ar respirável por nitrogênio.
Todo o processo de execução durou 25 minutos e, segundo testemunhas que acompanharam o procedimento em relato à BBC, Smith se debateu e contorceu por aproximadamente 2 minutos até perder a consciência.
Antes da pena ser cumprida, em sua última fala, o condenado disse que “o Alabama faz com que a humanidade dê um passo para trás”.
Kenneth Smith: execução por asfixia com nitrogênio
A defesa do condenado tentou recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos e a um tribunal federal para reverter a pena de morte.
- Suspeito de matar e torturar homem em Curitiba é preso em Paris
- Idoso morre atropelado por moto em rodovia perigosa no Paraná
- Mãe de três filhos morre baleada com vários tiros na Grande Curitiba
Em 2022, ele já tinha sido submetido à execução por injeção letal, mas os agentes não conseguiram aplicar a dose do barbitúrico por não conseguirem encontrar uma veia.
Kennet Smith foi condenado em 1989 pelo assassinato de uma mulher em 1988. A denúncia diz que a morte foi encomendada pelo marido dela, um pastor, que se se suicidou.