Kenneth Smith é o 1º homem executado por asfixia com nitrogênio

O norte-americano Kenneth Smith se tornou o primeiro homem nos Estados Unidos a ser executado por asfixia com nitrogênio. A pena de morte foi cumprida no estado do Alabama.

kenneth-smith-executado
Foto: Divulgação

Kenneth Smith, de 58 anos, foi executado na noite desta quinta-feira (25). Uma máscara de gás foi amarrada no rosto do preso e substituiu o ar respirável por nitrogênio.

Todo o processo de execução durou 25 minutos e, segundo testemunhas que acompanharam o procedimento em relato à BBC, Smith se debateu e contorceu por aproximadamente 2 minutos até perder a consciência.

Antes da pena ser cumprida, em sua última fala, o condenado disse que “o Alabama faz com que a humanidade dê um passo para trás”.

Kenneth Smith: execução por asfixia com nitrogênio

A defesa do condenado tentou recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos e a um tribunal federal para reverter a pena de morte.

Em 2022, ele já tinha sido submetido à execução por injeção letal, mas os agentes não conseguiram aplicar a dose do barbitúrico por não conseguirem encontrar uma veia.

Kennet Smith foi condenado em 1989 pelo assassinato de uma mulher em 1988. A denúncia diz que a morte foi encomendada pelo marido dela, um pastor, que se se suicidou.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.