ONU lança apelo humanitário recorde de US$ 51,5 bilhões para o próximo ano

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um pedido recorde no valor de R$ 51,5 bilhões para financiar a ajuda humanitária no próximo ano. O montante, segundo a entidade, irá auxiliar na assistência de 339 milhões de pessoas ao redor do mundo, que sofrem com insegurança alimentar, violência e mudanças climáticas.

Foto: Reprodução/Twitter UNReliefChief

Segundo o subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, um dos pontos mais críticos a ser enfrentado em 2023 é a fome. Isso porque, além da pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia teve um grande impacto no mercado global de alimentos, afetando, sobretudo, países em desenvolvimento.

O tema é impulsionado por conflitos regionais e fenômenos da natureza, que deixam cidadãos do Afeganistão, Haiti, Iêmen e Sudão do Sul, por exemplo, sem a quantidade de alimento suficiente para fazer uma refeição. No geral, estima-se que 222 milhões de pessoas enfrentarão insegurança alimentar no próximo ano.

“Secas letais e inundações estão causando estragos em comunidades do Paquistão ao Chifre da África. A guerra na Ucrânia transformou uma parte da Europa em um campo de batalha. Mais de 100 milhões de pessoas estão deslocados no mundo. E tudo isso além da devastação deixada pela pandemia entre os os mais pobres”, disse Griffiths.

Além da insegurança alimentar, a ONU projeta que, em 2023, a saúde pública estará sob pressão devido à disseminação da covid-19 e da Mpox (varíola dos macacos), além dos surtos de ebola e cólera. As alterações climáticas também aumentarão o risco e a vulnerabilidade nos países, com períodos de calor extremo.

“Os planos de resposta incluem tipos específicos de ajuda – como abrigo, alimentação, saúde materna, nutrição e proteção infantil – podendo salvar e apoiar a vidas de um total de 230 milhões de pessoas em todo o mundo”, explicou a ONU, acrescentando que as pessoas que devem ser auxiliadas em 2023 são procedentes de 69 países.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.