Empresa de submarino perdido confirma a morte de tripulantes

A OceanGate, empresa responsável pelo submarino que desapareceu no último domingo (18) no Oceano Atlântico, confirmou que os cincos tripulantes do veículo morreram. Os destroços do submersível foram encontrados a cerca de 500 metros da ponta do barco Titanic, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA).

submarino-perdido
Foto: Divulgação/OceanGate

A instituição relatou que essa descoberta resulta na morte dos passageiros que estavam no submarino. Entretanto, segundo a Guarda Costeira, a “implosão catastrófica” aconteceu porque os pedaços do veículo mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida.

“Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram”

informou a OcenGate, em nota.

Buscas pelo submarino perdido

As buscas pelo submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic começaram no domingo (19) após a empresa perder o contato com o veículo a bordo. As Guardas Costeiras do Estados Unidos e do Canadá fizeram buscas pela região do Oceano Atlântico.

Pelas estimativas, se inteiro, o submarino tinha oxigênio reserva até o começo da manhã desta quinta-feira (22).

A expedição teria começado na última sexta-feira (16), mas a descida para os pedaços do Titanic, que ficam a cerca de 600 km da costa do Canadá, começou no inicio de domingo.

Para conseguir ver os destroços do Titanic – barco naufragado em 1912 – cada passageiro passageiro pagou US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão).

Quem são as vítimas do submarino perdido?

No veículo, estavam a bordo o diretor-executivo e piloto da Ocean Gate, Stockton Rush. Além dele, o explorador britânico Hamish Harding, o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, o empresário do Paquistão Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood também estavam no submarino.

Leia mais sobre o caso:

Como era o submarino?

Chamado de Titan, o veículo tinha capacidade para cinco pessoas. Ele tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura e é feito de fibra de carbono e titânio.

O submarino é guiado por um joystick, semelhante a um controle de videogame, e não é autônomo, por isso que ele precisou ser carregado na superfície do mar até a região da descida.

Com supervisão de Valeska Macedo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.