O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi condenado por cometer o crime de falsificação de registros comerciais. A decisão do júri do Tribunal de Nova York foi unânime, nesta quinta-feira (30).
A fraude cometido pelo atual candidato às Eleições Presidenciais dos EUA deste ano de 2024, foi a de ocultar um pagamento de US$ 130 mil que foi usado para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, a qual derrotou Hillary Clinton.
Trump é declarado culpado das 34 acusações deste processo, porém, a pena da condenação ainda não foi determinada. O juiz do caso em questão, Juan Merchan, dará a decisão final em 11 de julho.
Donald Trump é condenado nos EUA: ele ainda pode se reeleger como presidente?
A legislação considera que Trump é uma pessoa idosa de 77 anos, essa é sua primeira condenação e o crime cometido não foi violento, sendo assim, o máximo de pena que o juiz pode decidir é de 4 anos de prisão.
Entretanto, essa hipótese é bem baixa. A maior probabilidade é a aplicação de uma multa relativa ao crime e liberdade condicional.
Diante disso, Trump pode se reeleger a presidente dos Estados Unidos em 2024? A resposta é sim! A Constituição dos EUA não proíbe uma pessoa que já foi presa ou condenada judicialmente de se tornar um candidato nas eleições e até mesmo de ser eleito para o cargo.
Com a repercussão do caso e por ser o 1º ex-presidente a ser conenado por um crime, o eleitorado americano pró Trump pode ser bastante impactado. A votação nos EUA acontece dia 5 de novembro.
Trump alega que o julgamento foi manipulado para prejudicar sua candidatura
Após deixar o tribunal, o ex-presidente dos EUA atacou verbalmente o juiz do caso e alegou que houve manipulação por parte do júri para que ele não consiga se reeleger e retornar à Casa Branca.
Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz corrupto e com conflito de interesses.
Donald Trump
Esse é apenas um dos quatro casos em que Trump é réu, as outras três acusações são:
- Manteve-se ilegalmente na Casa Branca, recusando-se a sair após perder as eleições de 2020 para Joe Biden; e a invasão do prédio do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021;
- Tentou manipular e reverter a votação no estado da Geórgia;
- Levou embora documentos sigilosos da presidência;
Ainda não há data para o julgamento das demais acusações. Trump afirma que o “verdadeiro veredito” virá em novembro nas novas eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Leia também no Massa News: