Duas irmãs de 4 e 8 anos de idade se afogaram na piscina de casa, na manhã dessa quarta-feira (10), em Blumenau, Santa Catarina. A menina mais velha foi encontrada sem sinais vitais, e a mais nova foi hospitalizada consciente porém letárgica.
Por volta das 10h30 da manhã, a equipe de plantão da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-472) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionada para atender o caso.
A equipe de socorristas encontrou a irmã mais velha de 8 anos às margens da piscina, inconsciente, com pupilas dilatadas e ausência total de sinais vitais. O CBMSC tentou realizando manobras de reanimação pulmonar, mas a criança veio a óbito no local.
A mais nova de 4 anos sobreviveu, ela estava com pulso de 124 BPM e saturação de oxigênio de 99%. Prontamente, foi encaminhada para o Hospital Santo Antônio.
Irmãs de 4 e 8 anos se afogam na piscina de casa em Blumenau
A apuração da causa do acidente que levou as duas irmãs a se afogarem na piscina de casa, ainda não foi divulgada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), quatro crianças morrem por afogamento todos os dias. As probabilidade dos casos acontecerem em casa normalmente são maiores.
45% dos afogamentos ocorrem entre os meses de dezembro e março, período em que as crianças estão em férias escolares e, por isso, mais tempo em casa desfrutando do lazer.
Assessora de imprensa do CBMSC
As autoridades reforçam a necessidade de ter um cuidado redobrado principalmente com crianças de 1 a 4 anos, tendo em vista que o afogamento é a primeira maior causa de morte entre elas.
Leia também no Massa News: