Maior usina nuclear da Europa sofreu bombardeio, diz Agência de Energia Atômica

A usina nuclear de Zaporizhzhia (ZNPP, na sigla em inglês), no sul da Ucrânia, sofreu um bombardeio neste final de semana, de acordo com o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Grossi. Edifícios, sistemas e equipamentos foram danificados pelas explosões. Algumas delas ocorreram próximo dos reatores.

O diretor geral da Aiea consultou líderes mundiais neste domingo sobre o ataque | Wikimedia

Por outro lado, os níveis de radiação no local estão normais, não há relatos de vítimas, e as fontes de alimentação externas da ZNPP não foram afetadas. A equipe de especialistas da Aiea planeja fazer uma avaliação nesta segunda-feira (21) do impacto do ataque na usina.

Na última manhã, houve mais de 12 explosões em 40 minutos na ZNPP. 

O bombardeio começou pouco antes das 18h no sábado (19), foi interrompido e, depois, retomado às 9h15 deste domingo (20), no horário local. Como resultado do ataque, várias partes da usina ficaram danificadas, conforme a administração desta. Entre elas, um prédio de armazenamento e resíduos radioativos, sistemas de irrigação de lagoas de resfriamento, um cabo elétrico para um dos reatores, tanques de armazenamento de condensado e uma ponte entre um reator e seu auxiliar.

Segundo Grossi, “mais uma vez, tivemos a sorte de não ter ocorrido um incidente nuclear potencialmente grave”. “A próxima vez, podemos não ter tanta sorte. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para garantir que não haja próxima vez”. Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa e está ocupada pela Rússia.

O diretor geral da Aiea consultou líderes mundiais neste domingo sobre o ataque que terminou pela manhã. Ele defende que seja feita, neste momento, a implementação de uma zona de proteção e segurança nuclear ao redor de Zaporizhzhia. “Embora não houvesse impacto direto nos principais sistemas de segurança e proteção nuclear da usina, o bombardeio chegou perigosamente perto deles. 

Estamos falando de metros, não de quilômetros. Quem está bombardeando a Usina Nuclear de Zaporizhzhya está correndo riscos enormes e jogando com a vida de muitas pessoas”, pontuou.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.