Mata Atlântica Ecofestival começa na quinta-feira em quatro cidades paranaenses

A primeira edição do Mata Atlântica Ecofestival, evento que irá promover atividades esportivas, artísticas e culturais na região da Grande Reserva Mata Atlântica (GRMMA) no Paraná, acontecerá entre os dias 4 e 13 de agosto.

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

As cidades de Antonina, Piraquara, Curitiba e também o distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, irão sediar o evento, que contará com aventura, cinema e arte. A ação deve mobilizar mais de 7 mil pessoas nas quatro localidades.

O Mata Atlântica Ecofestival tem como objetivo ampliar o debate sobre a temática da conservação e uso das áreas naturais a partir de iniciativas como competições esportivas, exibições de produções cinematográficas
independentes, apresentações musicais, mostras artísticas e literárias, além e palestras e rodas de discussões.

Empresário e um dos idealizadores e organizadores do evento, Aristides Athayde explica que o Mata Atlântica Ecofestival foi inspirado em eventos internacionais e busca estimular a valorização da natureza e das atividades ecoturísticas na área do Bioma Mata Atlântica. “É possível impulsionar o turismo de aventura e as manifestações artísticas e, ainda por cima, sensibilizar sobre o papel de cada um nesse processo de conscientização ambiental, que é tão necessário”, pontua.

Athayde explica que as cidades de Curitiba, Antonina, Piraquara e Balsa Nova foram escolhidas de forma estratégica, pelo fato de já terem um perfil vocacionado para a prática da atividade outdoor.

Na programação, que acontece de forma simultânea nas quatro localidades, estão agendadas competições de gravel bike, montain bike, vela, canoagem, trail run, montanhismo, balonismos, aventuras urbanas, entre outras atividades esportivas, além de mostras fotográficas, apresentações musicais e exibições de filmes de aventura com temática ambiental.

Todas as atividades propostas pelo Ecofestival acontecerão de forma
independente e serão organizadas por empresas parceiras, especializadas em suas áreas.

Programação

A abertura do Mata Atlântica Ecofestival será no dia 4 de agosto, no Cine Passeio, em Curitiba. Nos dias 6 e 7 estão programadas as atividades esportivas em Antonina (esportes de água), Piraquara (esportes de terra) e São Luiz do Purunã (ar).

O circuito artístico e cultural acontecerá nas três regionais ao longo do fim de semana, paralelamente às atividades esportivas. Além disso, entre os dias 10 e 12 de agosto, o Mata Atlântica Ecofestival vai
realizar, em Curitiba, encontros sobre Produção de Natureza e Áreas
Regenerativas, O Esporte como Meio de Superação e Inclusão e
Ideias Inovadoras para um Mundo Melhor.

O encerramento do Mata Atlântica Ecofestival será no dia 13 de agosto com atividades de grande impacto visual em Antonina, Piraquara e Purunã.

Serviço
Mata Atlântica Ecofestival
Data: 4 a 13 de agosto
Local: Curitiba, Antonina, Piraquara e Balsa Nova (Purunã)
Site oficial

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.