Os motoristas e donos de veículos de Curitiba já podem transferir multas de forma on-line. A novidade, disponível desde 25 de junho, tem como objetivo agilizar o processo de transferência de pontos de infrações de trânsito.
O serviço está no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para download na App Store e Google Play. A funcionalidade utiliza a assinatura eletrônica do condutor responsável pela infração.
O proprietário do veículo que realiza a indicação e o condutor indicado precisam estar cadastrados no aplicativo CDT ou no Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Veja também:
- Ônibus vai ligar Curitiba e Região Metropolitana com tempo reduzido
- Binário da Mateus Leme: linha de ônibus deve ganhar nova rota
É necessário que o condutor possua selo prata ou ouro no sistema gov.br, um requisito gratuito.
Como transferir multas do Detran-PR
O motorista precisa acessar o app CDT e selecionar a opção “Infrações” e “Por infrator”. Quando a infração aparecer, selecionar na parte inferior da tela “Real Infrator” e inserir o número do CPF do condutor indicado. Este, por sua vez, receberá uma notificação no aplicativo para aceitar ou recusar a indicação, além de um e-mail com todas as informações pertinentes.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o condutor indicado precisa aceitar a responsabilidade pela infração por meio do aplicativo CDT. Uma vez aceita a indicação, os pontos da multa serão computados na CNH do condutor indicado, seguindo os prazos estabelecidos após a imposição da penalidade.
A indicação de condutor deve ocorrer dentro do prazo estipulado na notificação eletrônica recebida. A indicação de condutor deverá acontecer para cada auto de infração. Multas específicas não são passíveis de transferência.