Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Daniel Ortega é reeleito presidente na Nicarágua

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, venceu a eleição presidencial pelo e vai cumprir o terceiro mandato consecutivo, de acordo com autoridades eleitorais do país.

Com cerca de um quinto dos votos contados em uma corrida eleitoral com seis candidatos, Ortega contava com mais e 71% dos resultados prévios de uma eleição chamada de "farsa" pela oposição.

Críticos afirmaram que a eleição foi injustamente inclinada contra a oposição, mas a mulher de Ortega, Rosario Murillo, parabenizou o processo. Junto de seu marido após o início da contagem dos votos, ela disse que foi "uma eleição histórica e exemplar."

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral da Nicarágua, Roberto Rivas, disse que 65% dos eleitores registrados no país participaram da eleição. A oposição, que pediu que as pessoas boicotassem a votação, afirmou que o número de eleitores foi baixo. O principal movimento de oposição ao partido Sandinista de Ortega "O grande fronte pela democracia" estimou que "mais de 70%" dos eleitores não foram às urnas.

Ortega tem se beneficiado do crescimento econômico estável do país e baixos níveis de violência, comparados com os vizinhos Honduras e El Salvador. Muitos nicaraguenses também citam os programas sociais da primeira-dama como um fator importante para a popularidade do governo.

Observadores eleitorais internacionais foram banidos de participar da eleição. Fonte: Dow Jones Newswires.