Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

França prende 7 em ação contra terrorismo e desarticula potencial atentado

A polícia antiterror da França realizou a prisão de sete pessoas em Estrasburgo e Marselha e desarticulou o que o Ministério do Interior qualificou como um novo ataque potencial no país. O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que seis dos suspeitos detidos não eram conhecidos dos serviços de inteligência, até essa investigação.

Cazeneuve afirmou que as prisões de domingo impediram "um ato terrorista que era considerado há muito tempo". O ministro não identificou o alvo do plano de ataque.

As prisões ocorrem cinco dias antes da abertura do famoso mercado de Natal em Estrasburgo, que atrai turistas da Europa e foi alvo de um fracassado plano de ataque extremista em 2000.

Cazeneuve disse que 43 pessoas foram presas somente em novembro como parte das operações contra o terrorismo após ataques do Estado Islâmico na França ao longo dos últimos dois anos. Nos últimos 12 meses, atentados terroristas deixaram mais de 200 mortos no país.

O ministro afirmou que os sete presos em Marselha, na costa do Mediterrâneo, e em Estrasburgo, na fronteira com a Alemanha, eram de nacionalidades francesa, marroquina e afegã, com idades entre 29 e 37 anos. Os suspeitos tinha ligação com outras cinco pessoas detidas em 14 de junho, antes do torneio de futebol Euro 2016, sediado pela França.

Cazeneuve disse que, desde o início do ano, 418 pessoas com vínculos com redes terroristas foram detidas em território francês. Fonte: Dow Jones Newswires.