Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Governo da Turquia prende líderes da oposição curdos

As autoridades da Turquia prenderam os líderes do Partido Democrático do Povo (HDP), pró-curdo, na madrugada desta sexta-feira, em uma operação que ameaça terminar com um dos maiores partidos políticos de oposição do país.

A polícia invadiu as casas dos líderes do partido, Selahattin Demirtas e Figen Yuksekdag e os levou para custódia por se negarem a testemunhar em acusações de terrorismo, de acordo com informações do partido e com autoridades do governo.

Ao menos 11 políticos do partido foram detidos, informou o ministério do Interior. A polícia invadiu a sede do partido em Ancara e os membros do HDP resistiram aos mandados de busca e detenções.

Eles vieram na madrugada e levaram Yuksekdag à força - aqueles que invadiram nossa sede, levaram nossos membros e também tiraram Demirtas de sua casa", diss o HDP em uma postagem no Twitter.

"Os réus foram detidos para questionamento, após sua resistência em testemunhar e violar as leis", divulgou o escritório do primeiro-ministro, em comunicado.

A ação marca a medida mais forte do governo contra políticos curdos desde o início de uma operação em resposta a tentativa de golpe na Turquia, em julho. Fonte: Dow Jones Newswires.