Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Milhares de venezuelanos vão às ruas para pedir referendo contra Maduro

- Milhares de venezuelanos vão às ruas para pedir referendo de Maduro

Dezenas de milhares de venezuelanos foram às ruas nesta quarta-feira para pedir um referendo contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e denunciando o autoritarismo crescente em seu governo.

Na capital, Caracas, manifestantes bloquearam a principal rodovia que atravessa a cidade, com palavras de ordem, como: "não à ditadura, sim à democracia". O protesto de grande proporção pegou muitos de surpresa e realçou a grande frustração da população com a forma que Maduro tem lidado com a crise econômica.

A manifestação ocorre um dia depois do Congresso controlado pela oposição votar pelo início dos processos legais para a retirada de Maduro do poder. Isso depois do governo do presidente suspender uma tentativa da oposição de retirá-lo por meio de um referendo revogatório, o que é permitido pela Constituição.

A ação dos legisladores é em maior parte simbólica, já que a Suprema Corte, que é aliada a Maduro, proibiu o Congresso de passar quaisquer leis ou medidas.

Para muitos venezuelanos, as recentes movimentações do governo fecham qualquer possibilidade de mudar de forma pacífica e democrática o governo e aliviar a inflação de três dígitos e a escassez generalizada.

Já para apoiadores do governo, a oposição está tentando usar os protestos para executar um golpe. Maduro chamou a votação no Congresso na última terça-feira, que aprovou a abertura de um julgamento contra o presidente, de "golpe parlamentar". O presidente convocou todas as autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Nacional e o líder da oposição, Henry Ramos, a uma reunião emergencial na tarde desta quarta-feira, em Caracas. Fonte: Dow Jones Newswires.