Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Mortes sobem para 24 em incêndio nos EUA; autoridades estimam até 40

(Foto: Divulgação) - Mortes sobem para 24 em incêndio nos EUA; autoridades estimam até 40
(Foto: Divulgação)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades de Oakland, na Califórnia, confirmaram a morte de 24 pessoas no incêndio em um armazém e dizem que o número vai subir.

A polícia estima que até 40 pessoas podem ter morrido no local, chamado de "Navio Fantasma", onde um coletivo de artistas participava de uma festa de música eletrônica.

Ainda não se sabe a causa do incêndio, que começou por volta das 23h30 locais de sexta-feira (2) -6h30 de sábado (3) no horário de Brasília.

O sargento Ray Kelly, da polícia local, disse que os serviços de identificação se prepararam para enfrentar um total de 30 a 40 vítimas.

Segundo a chefe dos bombeiros de Oakland, Teresa Deloach-Reed, a maioria das vítimas morreu no andar superior do armazém, conhecido como "nave fantasma de Oakland".

"O teto caiu e há grandes escombros que precisam ser removidos", disse.

O fogo foi controlado na manhã de sábado, quando 25 pessoas permaneciam desaparecidas com o antigo armazém parcialmente inacessível aos socorristas.

Amigos e parentes dos participantes da festa recorreram às redes sociais para buscar notícias sobre os familiares e conhecidos.

Alguns dos desaparecidos são estrangeiros, o que torna mais difícil a identificação das vítimas, que têm entre 20 e 30 anos.

Estavam presentes no espaço de 50 a 100 pessoas, mas a estrutura do prédio, de dois andares, foi planejada para abrigar 50 pessoas.

O armazém, que abrigava o coletivo de artistas, tinha várias divisões que haviam sido acrescentadas, e uma escada construída provisoriamente.

Algumas das mudanças na estrutura tornaram extremamente difícil escapar do incêndio, explicou Deloach-Reed.

Nenhum detector de fumaça parece ter sido ativado durante o incêndio. Segundo a chefe dos bombeiros, continua-se averiguando se o prédio era habitado permanentemente.

O fotógrafo Bob Mule, frequentador do local, disse à rede de TV KTVU que não conseguiu acionar o extintor.

Outro artista contou à emissora que o fogo começou na parte de trás do prédio, onde 18 artistas dividiam o espaço. O homem, que não foi identificado, disse que tentou ajudar um jovem ferido, mas que as chamas, a fumaça e o caos o impediram.

OAKLAND

Oakland é uma cidade de 420 mil habitantes situada perto de San Francisco, do outro lado da baía de mesmo nome.

Apesar de já ter tido fama de cidade insegura, hoje atrai moradores em busca de aluguéis mais baratos do que em San Francisco.

Em 20 de fevereiro de 2003, um incêndio causado por fogos de artifício em uma boate de West Warwick, nordeste dos EUA, causou a morte de 100 pessoas.

O incêndio mais trágico em nível nacional durante um espetáculo remonta a 1903, quando 602 pessoas morreram no Iroquois Theater de Chicago, segundo a National Fire Protection Association.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo