Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Turquia impõe tarifas a determinados produtos importados dos Estados Unidos

A Turquia anunciou nesta quarta-feira, 15, uma elevação das tarifas de importação sobre alguns produtos americanos, agravando a disputa comercial com os Estados Unidos, que foi um dos gatilhos para a recente crise cambial no país. Na semana passada, Washington decidiu dobrar a tarifa de importação sobre o aço e o alumínio turcos.

Em uma decisão anunciada no Diário Oficial, Ancara disse que está impondo tarifas extras sobre itens como arroz, álcool, carvão e cosméticos. No Twitter, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, afirmou que a medida foi imposta "em retaliação ao consciente ataque econômico dos Estados Unidos".

Nas últimas semanas, a lira recuou a patamares mínimos ante o dólar, com desvalorização acumulada de cerca de 42% este ano.

A decisão de impor novas tarifas ocorreu um dia depois de o presidente Recep Tayyip Erdogan dizer que iria boicotar os produtos eletrônicos do Estados Unidos, destacando os celulares iPhone. Ele sugeriu que o país iria comprar celulares locais ou da Coreia, embora não tenha ficado claro como ele faria esse boicote.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo