Neste final de semana, o Hospital Evangélico Mackenzie realiza um mutirão de cirurgias para tratamento da Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP), com realização de 20 procedimentos de enucleação endoscópica da próstata com Holmium Laser (HoLEP).
As cirurgias serão no sábado (9) e domingo (10), das 7h às 18h, em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A técnica que será utilizada no mutirão de cirurgias é considerada a mais moderna em procedimentos de HBP e é minimamente invasiva.
Veja também:
- Vestibular da UEM será no domingo (10) em 12 cidades do Paraná
- Universo Alegria agita Curitiba neste sábado; veja programação
“Com o mutirão, os pacientes terão acesso à tecnologia mais avançada no tratamento de próstatas grandes, sem cortes e com alta prevista em 24 horas após a cirurgia”.
destaca o médico urologista Paulo Jaworski, professor titular da Faculdade Evangélica Mackenzie e um dos responsáveis pelo mutirão.
Hiperplasia Benigna de Próstata
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a HBP afeta cerca de 50% dos pacientes acima dos 50 anos e é mais comum com o avanço da idade, atingindo 80% dos homens acima dos 90 anos.
“É uma condição muito comum na terceira idade e que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes, pois com o aumento da próstata há uma compressão e estreitamento da uretra. Se não dor tratada, a HBP pode evoluir para quadros mais graves e em alguns casos pode levar à insuficiência renal”.
explica o médico urologista Ruimário Coelho, professor titular da Faculdade Evangélica Mackenzie e um dos responsáveis pelo mutirão
Serviço: Mutirão de cirurgias HoLEP
- Local: Hospital Evangélico Mackenzie
- Data: 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo)
- Horário: das 7 às 18h
*Com supervisão de Luana Lopes