Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
21.2ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Carrosséis e decoração natalina seguem em Curitiba até janeiro

Redação

Redação

A programação de espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 terminou nesta sexta-feira (23), mas a beleza das luzes natalinas pela cidade se estende até o início de 2023.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Quem não conseguiu ver toda a decoração antes de o Papai Noel chegar, tem até 8 de janeiro para se programar. Também continuam até o segundo domingo de janeiro os nostálgicos carrosséis do Parque Tanguá e do Passeio Público, com passeios gratuitos para a criançada. 

Além do encanto para os olhos, as iluminações e espaços cênicos natalinos em Curitiba são atrativos para as lentes de máquinas fotográficas e smartphones, em espaços instagramáveis que rendem belas composições fotográficas por si só ou nas selfies, para arrecadar likes e curtidas nas mídias sociais.

Confira os locais em que a decoração permanece até 8 de janeiro:

Decoração na Rua XV de Novembro e Palácio Avenida

Primeiro calçadão para pedestres do Brasil, a Rua XV de Novembro é palco dos trajetos a pé para viver o Natal em Curitiba. Patrocinada pelo O Boticário, a decoração na região conta com a Árvore da Vida, de 11 metros de altura, enfeitada com 5 mil vasos de sálvias, mantos de luzes e “candelabros” natalinos.

Uma grande estrutura em formato de presente com janelas convida os visitantes a fazerem uma foto de recordação, presenteados com bolhas de sabão e fragrâncias clássicas da marca. 

Painéis de led em forma de janelas exibem fotos dos visitantes e os bancos do diálogo, para estimular a boa e velha conversa presencial. 

Também no Calçadão da XV, o tradicional edifício Palácio Avenida segue com a decoração em sua fachada. 

Local: no calçadão da XV, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Carrossel

Este ano não foram um, mas dois carrosséis que, com seus cavalinhos, fazem a alegria das crianças no Natal de Curitiba.

O carrossel veneziano patrocinado pela Rede Condor, no Passeio Público, e o Carrossel de Luz Marista, no Parque Tanguá, seguem divertindo os curitibinhas até 8 de janeiro.

Carrossel de Luz no Parque Tanguá

  • Segunda a sexta, das 14h às 20h; sábados e domingos, das 14h às 21h;
  • No dia 31/12, das 14h às 20h. Estará fechado nos dias 25/12 e 1º/01.

Carrossel Veneziano Condor no Passeio Público

  • Segunda a sexta, das 14h às 21h; sábados e domingos das 10h às 21h;
  • Dia 31/12, até às 18h. Estará fechado nos dias 25/12 e 1º/01.

Passeio Público

Além do Carrossel Veneziano, a atração natalina do Passeio Público, patrocinada pela Rede Condor, oferta um espetáculo de luzes por todo o passeio, com a ponte iluminada, a árvore de Natal Gigante, porta retrato iluminado e a fachada da Casa do Papai Noel, além da decoração da Ilha da Ilusão.

  • Passeio Público,  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro.

Árvores de natal 

Ao todo, são 40 árvores de Natal iluminadas, que formam um roteiro e decoram toda a cidade. 

Entre elas, a árvore do lago do Parque Barigui é a mais alta com 22 metros, patrocinada pelo ParkShoppingBarigui. O parque também abriga a árvore instagramável na entrada pela Avenida Cândido Hartmann. 

Na rotatória em frente à Prefeitura, no Centro Cívico, a estrutura patrocinada pela Volvo também merece a visita. 
Jardim Botânico, Parque Tanguá, Parque Náutico, Largo da Ordem, Igreja do Santa Cândida e Ruas da Cidadania são outros pontos em que esses símbolos do Natal se exibem, imponentes e iluminados. 

Jardim Botânico – Jardim dos Sonhos Ademicon

O maior cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico, se transformou no Jardim dos Sonhos, patrocinado pela Ademicon. Do portal de entrada à estufa de vidro, a decoração feita com milhares de luzes é um convite à contemplação e muitos registros fotográficos.

Estrela dos Desejos, Bola de Natal de brilho infinito, um cavalo de carrossel decorado com guirlanda e um urso para abraçar os sonhos, caixa de presente e até globo de neve. As surpresas pelo caminho do Jardim dos Sonhos são várias, além da tradicional árvore de natal. A estufa apresenta, nessa época, um show de cores especial.

  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Todos os dias, até 20h30. Não haverá show de luzes no dia 31/12.

Bola Gigante de Natal – Praça Afonso Botelho

Uma árvore de Natal só é uma árvore de natal após ganhar seus enfeites. Por isso, a atração da Praça Afonso Botelho, no Água Verde, é uma bola de Natal gigante. 

Com 15 metros de altura por 15 de diâmetro, a bola tem 3,6 toneladas de aço, revestida com quase 4 mil metros de fita de luz vermelha, garantindo registros cênicos instagramáveis tanto na parte externa quanto na parte interna.

  • Praça Afonso Botelho, Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde

Jardinetes da Servopa e Grupo Barigui na Rua General Mário Tourinho

A Rua General Mário Tourinho tem neste ano duas atrações cênicas natalinas para serem vistas por quem passa de carro, de ônibus ou a pé: a decoração da Servopa, no Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, e a do Grupo Barigui, no Largo Antonio Bordin.
No Jardinete, a luzes formam uma árvore estilizada com mais de 10 metros de altura. Um totem com o clássico “ho ho ho” do Papai Noel convida o público a percorrer um minicircuito embalado por músicas natalinas.

Decoração no Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto

  • Na Rua General Mário Tourinho, em frente à concessionária Servopa, no caminho entre o bairro Seminário e o Parque Barigui

Decoração no Largo Antonio Bordin

  • Cruzamento das ruas General Mário Tourinho com a Padre Agostinho

Memorial Paranista

A iluminação que valoriza a fachada do Memorial Paranista segue também até o dia 8 de janeiro, que também se estende à estrutura das escadarias, no Jardim de Esculturas João Turin.

  • Memorial Paranista, Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Rodoviária e estações-tubo

O transporte curitibano também entrou no espírito natalino, com iluminação especial. 

Em dez estações-tubo na Avenida Sete de Setembro, a Uninter instalou 1.650 metros de mangueiras de led. Estão decoradas as estações Eufrásio Correia, Alferes Poli, Oswaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Vianna, em ambos os sentidos.

A Rodoviária de Curitiba ganhou uma decoração especial de Natal que também celebra os 50 anos do terminal. São 8 mil metros de microlâmpadas formando mantos de luz que estão encantando. O projeto, inédito, é uma parceria entre empresas rodoviárias, donos de comércios e a Urbanização de Curitiba (Urbs).

Iluminação Natalina nas Estações-Tubo

  • Estações Bento Vianna, Coronel Dulcídio, Osvaldo Cruz, Alferes Poli e Eufrásio Correia, na Av. Sete de Setembro (entre a Praça do Japão e o Shopping Estação).

Iluminação na Rodoviária de Curitiba

  • Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia