Nesta semana, o Paraná começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o PCPR na Comunidade na Ilha do Mel, no Litoral. Ao todo, 266 documentos foram confeccionados.
O novo modelo segue um padrão único, com numeral do CPF, que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança busca substituir os registros gerais, que antes podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente.
A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo. A iniciativa traz mais segurança à população mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.
A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessadas pelo aplicativo gov.br.
Veja também:
- Golpe: Sanepar alerta para sites falsos de pagamento da fatura
- Brasileira está desaparecida nos EUA há mais de 15 dias
De acordo com o chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o Paraná foi um dos primeiros estados a dar início à emissão do novo modelo.
“É um trabalho ininterrupto dos nossos policiais com a equipe de tecnologia do Estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada, terminando o ano com o lançamento da novidade”, completa.
Nova Carteira de Identidade Nacional
O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR.
Já o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.
Veja como é o novo documento
*Com supervisão de Gabriel Sartini