Nesta semana, a Prefeitura de Curitiba deu início às primeiras obras de infraestrutura viária do novo Inter 2, com intervenções em ruas dos bairros Fanny, Tarumã e Capão da Imbuia.
Os serviços começaram com a implantação de novos sistemas de drenagem nas ruas Major Vicente de Castro, no bairro Fanny, e Osmário de Lima e 21 de Junho, no Capão da Imbuia.
Nesses locais, as equipes trabalham na escavação, substituição de tubos coletores de águas pluviais e implantação de novas galerias de passagem.
Veja também:
- Urbs reforça linhas de ônibus de Curitiba para segundo dia do Enem
- Show de Jorge e Mateus em Curitiba terá ônibus de graça na volta
As obras pertencem aos lotes 2 e 4 do Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2, que visa à evolução da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba a partir da melhoria da infraestrutura viária.
Lote 2 – Fanny, Xaxim e Capão Raso
As obras do Lote 2 (pacote 1) abrangem a readequação viária de mais de 5,7 mil metros em cinco ruas nos bairros Fanny, Xaxim e Capão Raso, com o objetivo de dar suporte ao tráfego da Avenida Brasília.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que todas as ruas receberão obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, implantação de novas calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra óptica.
As obras começaram na Rua Major Vicente de Castro, no trecho entre a Avenida Santa Bernadethe e a Rua Dr. Gastão Faria, no bairro Fanny, com os serviços de drenagem.
Na sequência, a via receberá nova pavimentação de concreto em 2.089 metros, entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos.
Na Rua Maestro Francisco Antonello, a requalificação do asfalto acontecerá no trecho de 2.130 metros entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos.
Na Rua Andorinhas, as melhorias serão ao longo de 546 metros entre a Rua Perdizes e a Avenida Brasília. Na Rua Perdizes, serão requalificados 729 metros entre a Avenida Brasília e a Rua das Andorinhas.
Nessas duas vias, os serviços de drenagem estão programados para acontecer nos próximos 20 dias.
Na Rua Bôrtolo Gusso, o pavimento receberá manutenção em 229 metros, entre a Avenida Brasília e a Rua Delegado Naby Paraná.
Nesta etapa de obras, não há interdição das vias e os locais de obras estarão sinalizados.
Lote 4 – Tarumã e Capão da Imbuia
As obras do Lote 4 abrangem cinco ruas dos bairros Tarumã e Capão da Imbuia.
São 3,5 mil metros de infraestrutura viária completa, com drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto, iluminação pública, paisagismo e novas calçadas na Avenida Victor Ferreira do Amaral (Tarumã) e nas ruas Hayton da Silva Pereira, 21 de Junho, Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho (Capão da Imbuia).
Neste lote, já estão em andamento os serviços de drenagem na Rua Osmário de Lima, no cruzamento com a Paulo Kissula, em direção à Linha Verde, e no cruzamento das ruas 21 de Junho e Olga Balster.
O novo pavimento da Rua Osmário de Lima será ao longo de 1.329 metros, no trecho compreendido entre as ruas Nivaldo Braga e Paulo Kissula.
A maior intervenção deste lote será na Avenida Victor Ferreira do Amaral, onde as obras estão programadas para iniciar em janeiro, para requalificar 3.866 metros, divididos entre as duas pistas, no trecho entre a Rua Dom Manuel da Silveira DElboux e a Rua Professor Eduardo Correia de Lima.
Na Rua 21 de Junho, entre a Olga Balster e Hayton da Silva Pereira, a nova pavimentação será numa extensão de 179 metros.
Na Hayton da Silva Pereira as melhorias serão de 697 metros, no trecho entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rua Osmário de Lima.