O ônibus elétrico da Volvo será testado em Curitiba no início do segundo semestre deste ano. O primeiro biarticulado da 100% elétrico da Volvo está sendo produzido na fábrica da montadora sueca na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
O teste faz parte do projeto de descarbonização da frota de ônibus da capital paranaense e deve ser executado na linha Centenário/Campo Comprido, trajeto do futuro Ligeirão Leste/Oeste, que vai contar com os primeiros biarticulados elétricos da cidade.
Curitiba será a primeira cidade a testar o biarticulado elétrico, seguida por Bogotá (Colômbia) e Cidade do México.
Veja também:
- Rodoviária de Curitiba prevê 42 mil passageiros no feriado
- Pedágio em São José dos Pinhais: tarifa na BR-376 vai aumentar
Na primeira etapa de teste do ônibus elétrico em Curitiba, o coletivo não transportará passageiros, mas circulará com bombonas de água e sacos de areia, simulando condições severas de operação.
Ônibus elétrico em Curitiba
O modelo será lançado comercialmente pela montadora em agosto e será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba, podendo ser exportado para diversos países onde há cidades com BRT.
Além disso, a meta é que até 2030, 33% da frota de ônibus da capital paranaense seja zero emissões. Esse percentual deve alcançar 100% até 2050.