Operação da PF mira grupo que fraudou mais de R$ 20 milhões do INSS

A Polícia Federal realiza, nesta sexta-feira (23), a operação Raque, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em benefícios sociais. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária nas cidades de Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Chaval (CE).

Divulgação/PF

Segundo os agentes, foram identificados 386 benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) supostamente atrelados à associação criminosa e com fortes indícios de fraude. O prejuízo efetivo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até o momento, é de mais de R$ 20 milhões.

As investigações apontam o envolvimento de dois servidores do INSS, sendo um Médico Perito, que, supostamente em conluio com intermediários, fraudava perícias para a concessão de benefícios de incapacidade temporária. Por determinação judicial, ambos os funcionários foram afastados das funções.

“Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Inserção de Dados Falsos, Falsidade Ideológica e Estelionato Majorado”, disse a PF.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.