O Paraná foi eleito o estado mais sustentável do Brasil pelo quarto ano seguido, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados.
O resultado é fruto do trabalho dos índices do tratamento de esgoto, das políticas públicas ligadas à coleta seletiva de lixo e ao combate ao desmatamento.
O Estado ainda aparece em terceiro lugar na classificação geral, atrás somente de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente.
Os dados foram divulgados no XIII Congresso Consad de Gestão Pública, que reúne 16 governadores e secretários estaduais e gestores públicos em Brasília.
O governador Ratinho Junior esteve presente e celebrou o Paraná ser eleito o estado mais sustentável.
“Mais uma vez, o Paraná é destaque, o que demonstra que as políticas públicas que implementamos desde 2019 têm surtido o efeito planejado, com a consequente melhoria dos serviços oferecidos à população paranaense”, disse.
“Ao melhorarmos a nossa competitividade, estamos também criando um ambiente favorável para negócios, atraindo mais investimentos privados, o que se traduz em mais empregos e renda e desenvolvimento social e econômico para o Estado”, completou Ratinho Junior.
Confira a classificação e a nota do Paraná em cada pilar do ranking
- Sustentabilidade Ambiental: 1º lugar (nota 100)
- Eficiência da Máquina Pública: 2º lugar (nota 94.78)
- Capital Humano: 4º lugar (nota 82.42)
- Inovação: 4º lugar (nota 70.38)
- Infraestrutura: 4º lugar (nota 56.21)
- Educação: 5º lugar (nota 71.22)
- Sustentabilidade Social: 5º lugar (nota 83.87)
- Solidez Fiscal: 8º lugar (nota 62.67)
- Segurança Pública: 10º lugar (nota 60.09)
- Potencial de Mercado: 11º lugar (nota 49.97)
O ranking leva em consideração 99 indicadores agrupados em 10 eixos estratégicos, chamado de pilares.
“Essa evolução é importante para saber que estamos no caminho certo, mas também para entendermos quais aspectos ainda podemos melhorar, orientando os órgãos estaduais a compreenderem estes indicadores e aplicarem os recursos orçamentários de maneira assertiva e onde são mais necessários”, avaliou o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva.
VEJA TAMBÉM: