Após os novos decretos homologados pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (16), sobe para 17 o número de municípios do Paraná em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde a semana passada.
O Governo do Paraná decretou situação de emergência para mais quatro municípios, entre eles estão: Rio Azul, Peabiru, Roncador e Porto Amazonas.
Além destes quatro, já tinham decretado situação de emergência as cidades de São Mateus do Sul, Ivaiporã, Santa Izabel do Oeste, Jardim Alegre, Paulo Frontin, União da Vitória, Pitanga, Rio Negro, Paula Freitas, Pinhão, Cascavel, Mangueirinha e São Jorge d’Oeste.
Há processos que estão em análise pelo Estado para pedidos da mesma natureza das prefeituras de Dois Vizinhos, Prudentópolis e Rebouças.
Segundo o último boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 7.186 pessoas permanecem desalojadas (em casa de parentes ou amigos) e 816 estão desabrigadas (temporariamente em abrigos públicos).
Para os desabrigados, o governador Ratinho Junior determinou o repasse de R$ 1 milhão para o custeio de hospedagens em hotéis e pousadas.
Veja também:
- Paraná segue sob alerta para tempestades; veja previsão do tempo
- Rodovias do Paraná registram mais de 60 acidentes no feriadão
Os hotéis são destinados prioritariamente a gestantes, crianças, idosos, acamados, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Já acontecem transferências para esses locais em Rio Negro, União da Vitória e São Mateus do Sul.
Defesa Civil presta apoio aos municípios afetados pelas chuvas no Paraná
As equipes da Defesa Civil e de outros órgãos estaduais continuam prestando atendimento à população afetada, que desde o início de outro chegou a 62 mil pessoas em 76 municípios.
A Defesa Civil contabiliza doações de cestas básicas, telhas, kits dormitórios, colchões, kits de higiene e de limpeza.
*supervisão de Gabriel Sartini.