Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (2) marcou a passagem de comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), sediada em Curitiba. O General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes deixa o cargo e quem assume a função é o General de Divisão Ricardo José Nigri.
O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares, incluindo o vice-governador Darci Piana, o senador Sérgio Moro, e o vice-presidente de Operações do Grupo Massa, Luiz Benite.
Também participaram do evento o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro, general Hertz Pires do Nascimento, comandante Militar do Sul, e general Lourival Carvalho Silva, ministro do Superior Tribunal Militar.
Homenagem ao ex-comandante da 5ª Divisão de Exército
A cerimônia de troca de comando marca também a inauguração do retrato do general Vendramin, uma tradição militar sempre que há passagem de comando. A solenidade foi presidida pelo novo comandante da 5ª DE, general Nigri.
“Nessa ocasião, nós inauguramos o retrato do comandante, que é uma metonímia do que foi o comandante, é uma parte de um todo. Quando nós contemplamos um comandante, nós contemplamos todos os oficiais, subtenentes, sargentos e a valorosa equipe que foi liderada pelo comandante no cumprimento do seu dever”, destaca o general Nigri.
Sobre a 5ª DE
A 5ª DE é o Grande Comando Operativo do Exército responsável pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Sua estrutura planeja e coordena operações em uma área de cerca de 300 mil km², compreendendo os dois estados.