A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, através do Procon-PR, informou que está tomando medidas para garantir água potável gratuita nos shows e grandes eventos que ocorrem no Estado.
O anúncio vem após a morte de uma jovem no show da Taylor Swift no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17). O calor intenso no Rio durante o evento levantou o questionamento sobre a falta de água nos locais de eventos.
Com o episódio, a Secretaria Nacional do Consumidor publicou a Portaria 35/23, para assegurar a saúde do público em eventos de grandes proporções, mesmo nos dias de muito calor.
O Procon do Paraná afirmou que, para garantir o cumprimento da Portaria, vai convocar na próxima semana as empresas responsáveis por organizar os grandes eventos no Estado.
“As altas temperaturas nos últimos dias acenderam um alerta em relação ao bem-estar dos consumidores em eventos como os grandes shows que têm acontecido em Curitiba e em todo o Estado. O objetivo é garantir a saúde e a segurança do público, que as pessoas não fiquem privadas de acesso imediato à água nestas situações”, disse o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.
A Portaria 35/23 obriga a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso a todos, em qualquer caso, sem custos adicionais ao consumidor.
Os organizadores também devem garantir a estrutura necessária para resgate de participantes e permitir que os consumidores entrem nos shows com garrafas de uso pessoal, que possam ser reabastecidas com água, gratuitamente, em bebedouros de fácil acesso.
“Mesmo que haja venda de alimentos e bebidas nos eventos, o acesso gratuito à água potável deve ser garantido pelos organizadores dos eventos”, destacou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.