Neste domingo (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja para risco de tempestade no Paraná. Conforme o aviso, o estado pode ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
A previsão de alerta segue até a manhã de segunda-feira (27) em todo o estado. De acordo com o Inmet, também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Na madrugada deste domingo, uma forte tempestade já atingiu a região Oeste do Paraná, deixando cerca de 90 mil usuários sem energia. Técnicos da Copel ainda trabalham para reativar os pontos afetados.
O alerta laranja também se estende para partes de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
O que fazer em caso de tempestade
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que o cidadão não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em alguma situação de risco, é possível entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).