O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (4) um alerta laranja para o risco de tempestades no Paraná. O aviso foi publicado por volta das 10h e e válido até às 10h desta terça (5).
O alerta laranja indica perigo para todas as regiões do Estado. Segundo o Inmet, está prevista chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.
Também deve ocorrer ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet orienta a população sobre as tempestades:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Frente fria causa alerta de tempestades no Paraná
De acordo com o Simepar, uma nova frente fria que avança rapidamente pelo sul do Brasil deixa o Paraná em alerta para temporais nesta segunda-feira (4).
O meteorologista Lizandro Jacobsen explica que “ao longo do dia o sistema frontal avança rápido e aumenta a chance de chuva forte acompanhada de raios e antecedida por rajadas de vento de forte intensidade”.
O risco de tempestade começa na região oeste e na divisa com Santa Catarina, mas essa frente fria avança para o norte e o leste do Paraná, que se mantém com chance de temporais porque o tempo fica abafado durante boa parte do dia nas outras áreas.
Leia também no Massa News: