Chuva em Almirante Tamandaré: moradores protestam após estragos

Após os estragos da chuva em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os moradores do Jardim Paraíso realizaram um protesto nesta quinta-feira (30).

alagamentos-almirante-tamandare
Reprodução

A manifestação, que aconteceu Avenida Vereador Wadislau Bugalski, interditou a via. Os moradores colocaram diversos pneus na rua e os incendiaram para bloquear a passagem de veículos. Entre as motivações para o protesto, estão a falta de manutenção no sistema de drenagem da cidade.

Em nota, a Prefeitura de Almirante Tamandaré afirmou que está intensificando a manutenção em todas as regiões da cidade e que respeita as manifestações da população:

“As constantes chuvas recentes, de maneira contínua, prejudicaram o andamento dos trabalhos da Prefeitura de Almirante Tamandaré, nos últimos dias. Ações como drenagem, limpeza de bueiros e bocas de lobo ficam inviabilizadas. Dados da Defesa Civil apontam que ,no mês de novembro a chuva acumulada foi acima da média dos últimos anos, tivemos no dia 23/11, índice pluviométrico de 159,4 milímetros, o maior em todo Brasil e ontem dia 29/11, choveu em 20 minutos mais de 23 milímetros.

A Prefeitura de Almirante Tamandaré, por meio da Equipe de Obras Públicas, está intensificando a manutenção em todas as regiões da cidade, tendo um rastreamento dos pontos mais críticos, e está deslocando as equipes de trabalho para os devidos reparos, mas em razão das chuvas, a frente de trabalho precisa ter cautela, visto que, com a água, pode ser criada lama, prejudicando ainda mais as condições de trânsito nas vias de terra onde existe essa demanda.

Todos os equipamentos das secretarias do município participam do grupo gestor de crises, para auxiliar a população; para dar continuidade à operação tapa-buracos é necessário haver o mínimo de estiagem, em virtude de que a massa asfáltica, quando molhada pela chuva, cede e volta a provocar a criação de cavidades nas vias públicas.

Apesar das dificuldades em razão do tempo, a Prefeitura tem várias frentes de trabalho atuando nos bairros atingidos principalmente para limpeza das ruas, bueiros e manilhas.

Respeitamos as manifestações, os protestos da população, mas contamos com a compreensão dos tamandareenses e nos colocamos ao lado de todos que estão sofrendo com a situação, mas com consciência e respeito. Juntos, somente juntos, seremos capazes de superar este momento”.

Chuvas em Almirante Tamandaré

Os moradores dos bairros Chico Mendes, Jardim São Carlos, Parque São Jorge, Monte Santo, Jardim Planalto e da região central sofreram com as chuvas que se concentraram na cidade, segundo a Defesa Civil.

Veja também:

Entre o fim da tarde desta quarta-feira e o início da manhã desta quinta-feira (30), a cidade registrou o acumulado de mais de 150 milímetros de chuva. Ao todo, Almirante Tamandaré teve 15 pontos de alagamentos, dois deslizamentos e duas pessoas desabrigadas neste período de chuvas.

No dia 23 de novembro, quinta-feira passada, Almirante Tamandaré foi a cidade onde mais choveu no Brasil conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa