Um vereador de Apucarana, no norte do Paraná, causou polêmica em um discurso na sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (14). Toninho Garcia (União Brasil) disse que os nordestinos “não gostam de trabalhar” durante a votação de um projeto de lei (PL). Assista abaixo.
A fala polêmica aconteceu na votação do PL que declara a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur) de utilidade pública.
“É um projeto tão importante, porque o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste, o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos, não vamos abranger todos, não, mas daí tem o turismo do Nordeste, tem as águas do Nordeste. Aí agora vai fazer o contrário, vai vir para o turismo de Apucarana. Então, de vez a gente sair daqui para outras áreas de turismo, a gente vai angariar mais gente para o turismo de Apucarana”, disse.
Vereador do Paraná é rebatido após preconceito com nordestinos
Logo após a fala sobre os nordestinos, o vereador Moisés Tavares (Cidadania) foi o primeiro a rebater o discurso.
“Repudio veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com outros irmãos de outros estados, de outras regiões, E reconhecendo o total trabalho das pessoas dignas, daquelas que fazem a economia e o turismo de qualquer região, como filho de um nordestino, repudio qualquer forma de preconceito”, afirmou.
O vereador Rodrigo Lievore (União Brasil), conhecido na cidade como Recife, também lamentou a fala do colega de partido. “Tenho que deixar registrado o orgulho de ser nordestino. Ocupa uma cadeira aqui na Câmara um nordestino, que carrega no nome a cidade onde nasceu. O povo nordestino é muito trabalhador e muito competente”, disse.
Lucas Leugi (PP) também usou seu espaço de fala para criticar o pronunciamento do vereador. “Eu quero aqui me solidarizar a você, Recife (vereador), que veio do Nordeste e tantas outras famílias que vieram do Nordeste procurar uma vida melhor, qualidade de vida para a sua família. Tenho muitos amigos que vieram do nordeste e a eles tenho o maior respeito”, disse.
Vereador do Paraná pede desculpas por fala sobre nordestinos
Em nota, Toninho Garcia se desculpou pela fala preconceituosa contra nordestinos e que repudia qualquer tipo de discriminação.
- Paciente acusa enfermeiro de abuso sexual em hospital de Curitiba
- Acusado de matar guarda municipal vai a júri popular em dezembro
- Cavalos invadem pista na BR-277 e causam grave acidente
“Destaco que reconheço como trabalhadores e produtores de riqueza ao país, todos aqueles oriundos da citada região brasileira”, diz o parlamentar de Apucarana, destacando que não teve a intenção de ofender os nordestinos.
“Reafirmo, que minha intenção e propósito jamais foram ofender ou mesmo manifestar qualquer sentimento de discórdia, bem como não foi minha intenção ou desejo provocar qualquer forma de preconceito ou falta de respeito”.