TJPR mantém condenação de ex-vereadora denunciada por rachadinha

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) manteve a condenação da ex-vereadora Adriana Cocci de Moraes, de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi denunciada por um esquema de rachadinha praticado durante seu mandato entre 2013 e 2016.

ex-vereadora-rachadinha-araucaria
Foto: Reprodução/Redes sociais

Adriana Cocci foi condenada a sete anos e seis meses de reclusão pelo crime de concussão. Depois da decisão em primeira instância, o TJPR negou o recurso apresentado pela defesa.

Além da pena de reclusão, que será cumprida em regime semiaberto, também foi imposto o pagamento de 161 dias-multa.

O TJPR também condenou a ex-assessora da parlamentar que, de acordo com as apurações, era a responsável por recolher e controlar o pagamento dos valores exigidos. A pena dela foi fixada em sete anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto, além de 116 dias-multa.

Ex-vereadora condenada por rachadinha

As denúncias de rachadinha contra a ex-vereadora foram oferecidas pela Promotoria de Justiça de Araucária a partir de investigação iniciada em 2018.

Vinte e duas pessoas confirmaram que, além de serem indicadas pelos agentes políticos para assumirem os cargos, eram obrigadas a repassar um percentual mensal de seus salários e de outros benefícios como férias, rescisão, auxílio-alimentação e restituição do Imposto de Renda.

Algumas delas chegaram a entregar mais de 70% do salário, sob pena de demissão caso não o fizessem, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MPPR).

Entre o final do ano de 2018 e o início de 2019, as Promotorias de Justiça de Araucária ofereceram dez denúncias contra ex-vereadores e ex-assessores parlamentares da legislatura 2013-2016, por crimes como concussão, organização criminosa/associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.