O túmulo de um idoso foi aberto um dia após o sepultamento em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A família de Manoel André do Nascimento organizou o enterro, que aconteceu na última sexta-feira (16), e soube do ocorrido no sábado (17).
De acordo com a Rádio Plug, de Araucária, o caso aconteceu no Cemitério Municipal Jardim Independência. Maria Aparecida Nascimento, filha de Manoel, pediu mais segurança e afirmou que a violação do túmulo foi uma falta de respeito.
“Não dormi a noite inteira e hoje [sábado] de manhã tive essa triste notícia, que o túmulo do meu pai estava aberto e o caixão. Fomos lá, tive que ver, tirar a dúvida mesmo, abrir o caixão para ver se meu pai estava lá. Ergui a tampa porque o caixão estava aberto, todo desparafusado”,
diz a filha.
O irmão de Maria Aparecida, Francisco Nascimento, contou que a administração do cemitério disse que, das 20h às 5h, a responsabilidade do local fica por conta coveiros. Já das 5h às 8h, da Guarda Municipal (GM).
“A Guarda Municipal não está fazendo o papel dela, porque ela tinha que entrar lá dentro para fazer vistoria a cada meia hora, a cada hora, porque ela está sendo paga para isso […] O papel dela não está fazendo, que é cuidar do patrimônio público”,
conta Francisco.
Veja também:
- Polícia recebe novas denúncias de vítimas de médico em Maringá
- Acidente com carro capotado causa trânsito na BR-277, em Curitiba
Após a descoberta do caso, o túmulo foi fechado novamente pela Prefeitura de Araucária, através da Secretaria do Meio Ambiente. Debora Nascimento, neta de Manoel, relatou que o sentimento é de revolta.
“A gente vai unir nossas forças para lutar até onde for preciso para que isso não aconteça com nenhuma outra família. […] Meu irmão entrou em contato até onde pôde […] mas dizem que isso acontece e que não é possível deixar um guarda ou vigilante 24h por dia”,
afirma a neta.
Em nota, a Prefeitura de Araucária informou que está tomando as providências cabíveis referente ao fato:
“Sobre o caso do vandalismo identificado no Cemitério do Jardim Independência em Araucária neste sábado (17), a Secretaria de Meio Ambiente, secretaria responsável por gerenciar o local informa que irá registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para que o delito possa ser apurado. A SMMA irá orientar os familiares afetados para que procedam com o mesmo registro da ocorrência.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública repudia o ato de vandalismo que ocorreu e destaca que está tomando as providências cabíveis referente ao fato, sendo que já faz rondas periódicas no perímetro. Orienta-se que quem suspeitar de atividade no entorno desses locais entre em contato através do número 153″.
Veja imagens do túmulo: