A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou imagens que mostram a neblina forte na serra de São Luiz do Purunã, na BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba.
A orientação da PRF é que os motoristas que circulem pela região da serra na BR-277 e também na BR-376, entre Ponta Grossa e Curitiba, redobrem a atenção e reduzam a velocidade.
“Pedimos que alertem os motoristas que trafegam pela região para reduzir velocidade, deixar uma boa distância de segurança do veículo da frente, que não parem sobre a pista e acendam os faróis”, disse a inspetora Silvana Furlanetto, que compartilhou as imagens com a imprensa para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob neblina.
Foi em situação parecida que, no último fim de semana, um engavetamento com 73 veículos deixou cinco mortos e causou o bloqueio da rodovia por mais de 24 horas. A Polícia Civil ainda investiga o que teria provocado o início do acidente, mas já se sabe que o trecho estava sob forte neblina.
PRF alerta para neblina na serra da BR-277
De acordo com a PRF, ao perceber os primeiros sinais de neblina, o motorista deve reduzir a velocidade e manter aceso o farol baixo, mesmo durante o dia, e se veículo estiver equipado com luzes de neblina, acender também os faróis de neblina dianteiros e a luz de neblina traseira.
“Nunca, em hipótese alguma, deve-se ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento dentro da neblina – isso pode confundir outros motoristas e causar acidentes”, reforça a PRF.
- Acidente entre ônibus em Curitiba: 5 vítimas seguem internadas
- Vídeo: caminhão tomba na BR-376 e motorista sofre lesões graves
- Greve no ferry boat de Guaratuba começa neste domingo (10)
Além disso, é importante manter distância segura do veículo que estiver à frente e, caso possível, o motorista deve aumentar a distância até ver somente as luzes traseiras do veículo à frente.
“Com isso, caso aquele veículo precise fazer uma manobra brusca, o motorista que segue atrás terá um maior tempo de reação e com isso aumenta possibilidade de não se envolver em um acidente ocasionado por uma manobra arriscada”, complementa a polícia.
Se a neblina estiver densa ao ponto da visibilidade se restringir a poucos metros, o motorista deve se orientar pelas faixas laterais da pista. O mais prudente nesses casos extremos é encontrar um local seguro, como postos de abastecimentos, e aguardar as condições se tornarem mais favoráveis.