A Prefeitura de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, emitiu uma nota sobre o caso do bebê de dois meses que chegou morto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na manhã desta quinta-feira (27).
De acordo com a Prefeitura do Município, a criança chegou na UPA em parada cardiorrespiratória. O bebê já estava com coloração azulada e sem pulsação.
Os pais do bebê teriam relatado aos profissionais da UPA que colocaram o filho para dormir no dia anterior e ele estava bem. Eles checaram o bebê por volta das 3h, e ele continuava sem problemas de saúde.
Na manhã de hoje (27), porém, o bebê não acordou e foi levado para a UPA. A Prefeitura de Almirante Tamandaré afirmou que as equipes realizaram as manobras de reanimação, mas o bebê já estava sem vida.
- Caso Isis Tibagi: jovem contaria sobre gravidez no dia que sumiu
- Mulher é atropelada por viatura da Rone ao atravessar canaleta
Bebê chega morto na UPA: caso deve ser investigado
A Prefeitura lamentou a morte do bebê e afirmou que vai iniciar uma apuração para descobrir a causa da morte. O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).
A administração municipal ainda disse que o bebê não era acompanhado pelo sistema de saúde do município, com exceção de um atendimento para tomar vacinas.
Veja a nota da Prefeitura de Almirante Tamandaré na íntegra:
“Por meio desta nota esclarece que a criança Matheus Cordeiro da Silva, nascido em 28/03/2024 no município de Matinhos/PR, foi atendida em nossa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas na manhã do dia 27/06/2024.
Esclarece-se que:
- O lactente chegou em parada cardiorrespiratória de tempo desconhecido em nosso pronto atendimento, cianótico, irresponsivo, flácido, sem pulsos centrais;
- Foi realizado as manobras de RCP conforme protocolo de ACLS, infelizmente sem sucesso;
- Em atendimento os pais relataram que ao colocar o recém-nascido para dormir o mesmo estava bem, sem apresentar nenhum problema de saúde e, aproximadamente às 03:00 da madrugada, foi checado com vida. Porém pela manhã o lactente não acordou;
- A criança não tem histórico de acompanhamento das condições de saúde no município, apenas um atendimento no dia 26/06/2024 para realização das vacinas que contemplam no calendário Nacional de Imunização – SPNI, sendo as vacinas: penta valente, Pnemo 10, rotavírus e Vip;
Os atendimentos necessários foram prestados a criança, mas infelizmente o mesmo chegou sem vida em nossa unidade. Para que a causa seja esclarecida iniciamos a investigação de óbito infantil e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal- IML para esclarecimento da causa da morte.
A Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré-PR lamenta profundamente o ocorrido na manhã de hoje e presta condolências a família enlutada.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Comunicação Social”