Bebê de dois meses chega morto em UPA: causa ainda é mistério

A Prefeitura de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, emitiu uma nota sobre o caso do bebê de dois meses que chegou morto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na manhã desta quinta-feira (27).

bebe-morto-upa
UPA de Almirante Tamandaré. Foto: Reprodução/Google Street View.

De acordo com a Prefeitura do Município, a criança chegou na UPA em parada cardiorrespiratória. O bebê já estava com coloração azulada e sem pulsação.

Os pais do bebê teriam relatado aos profissionais da UPA que colocaram o filho para dormir no dia anterior e ele estava bem. Eles checaram o bebê por volta das 3h, e ele continuava sem problemas de saúde.

Na manhã de hoje (27), porém, o bebê não acordou e foi levado para a UPA. A Prefeitura de Almirante Tamandaré afirmou que as equipes realizaram as manobras de reanimação, mas o bebê já estava sem vida.

Bebê chega morto na UPA: caso deve ser investigado

A Prefeitura lamentou a morte do bebê e afirmou que vai iniciar uma apuração para descobrir a causa da morte. O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

A administração municipal ainda disse que o bebê não era acompanhado pelo sistema de saúde do município, com exceção de um atendimento para tomar vacinas.

Veja a nota da Prefeitura de Almirante Tamandaré na íntegra:

“Por meio desta nota esclarece que a criança Matheus Cordeiro da Silva, nascido em 28/03/2024 no município de Matinhos/PR, foi atendida em nossa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas na manhã do dia 27/06/2024.

Esclarece-se que:

  1. O lactente chegou em parada cardiorrespiratória de tempo desconhecido em nosso pronto atendimento, cianótico, irresponsivo, flácido, sem pulsos centrais;
  2. Foi realizado as manobras de RCP conforme protocolo de ACLS, infelizmente sem sucesso;
  3. Em atendimento os pais relataram que ao colocar o recém-nascido para dormir o mesmo estava bem, sem apresentar nenhum problema de saúde e, aproximadamente às 03:00 da madrugada, foi checado com vida. Porém pela manhã o lactente não acordou;
  4. A criança não tem histórico de acompanhamento das condições de saúde no município, apenas um atendimento no dia 26/06/2024 para realização das vacinas que contemplam no calendário Nacional de Imunização – SPNI, sendo as vacinas: penta valente, Pnemo 10, rotavírus e Vip;

Os atendimentos necessários foram prestados a criança, mas infelizmente o mesmo chegou sem vida em nossa unidade. Para que a causa seja esclarecida iniciamos a investigação de óbito infantil e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal- IML para esclarecimento da causa da morte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré-PR lamenta profundamente o ocorrido na manhã de hoje e presta condolências a família enlutada.

Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Comunicação Social”

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.