O Governo do Estado do Paraná criou o programa Cartão Social para auxiliar as pessoas que estão em busca de emprego a conseguirem créditos gratuitos nos ônibus na Grande Curitiba.
A iniciativa oferece o valor de R$ 242, equivalente a 44 passagens, no cartão de transporte coletivo na capital e Região Metropolitana. Ajudar os profissionais desempregados a se reinserir no mercado de trabalho, é o maior objetivo do programa.
De acordo com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), os beneficiários poderão se deslocar todos os dias, com passagens de ida e volta por um mês, sem limite de uso diário.
A utilização dos créditos é pessoal, mas a expectativa é oportunizar que pessoas de baixa renda possam comparecer em suas entrevistas de emprego, cursos ou outras iniciativas profissionais.
Quem pode solicitar o Cartão Social
Apenas os usuários cadastrados no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine) podem solicitar o Cartão Social.
Outros critérios que devem ser atendidos é a condição de baixa renda e idade entre 16 e 64 anos.
Alunos matriculados em cursos de qualificação profissional, ofertados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, também podem participar do programa.
Muitas vezes uma pessoa pode perder uma oportunidade de entrevista de emprego, de distribuir currículos ou de fazer um curso por ter que arcar com a passagem enquanto está sem renda. O Cartão Social ajuda este público que busca novas oportunidades.
Diretor-presidente da Amep, Gilson Santos
Como se cadastrar para participar do programa
Os interessados em adquirir o Cartão Social devem procurar uma Agência do Trabalhador ou posto de atendimento de um dos 20 municípios atendidos pela Amep. Veja quais são as cidades:
- Agudos do Sul
- Almirante Tamandaré
- Araucária
- Balsa Nova
- Bocaiúva do Sul
- Campina Grande do Sul
- Campo Largo
- Campo Magro
- Colombo
- Contenda
- Curitiba
- Fazenda Rio Grande
- Itaperuçu
- Mandirituba
- Pinhais
- Piraquara
- Quatro Barras
- Quitandinha
- Rio Branco do Sul
- São José dos Pinhais
Outra alternativa é fazer o agendamento online, realizando uma consulta prévia pelo site da Amep para confirmar se está dentro dos requisitos para se inscrever no programa.
Agendando o horário, o usuário não precisará ficar em filas nos postos de atendimento da Agência do Trabalhador, chegando no local só será preciso finalizar o cadastro para adquirir o Cartão Social.
Para evitar filas, é possível fazer o agendamento pela internet. A pessoa também pode fazer uma consulta prévia pelo site da Amep para saber se ela se enquadra nos requisitos para participar do programa.
Os usuários serão sinalizados via mensagens de texto quando o cartão estiver pronto para retirada. Não é possível emitir segunda via, então deve-se manter muita atenção para não perder.
O programa abrange apenas às linhas metropolitanas, atendida pelo Cartão Transporte Metropolitano (METROCARD), não incluí as linhas urbanas de Araucária, Campo Largo, Curitiba e São José dos Pinhais.
Quem tiver cartão ativo Metrocard, será bloqueado temporariamente e, após os créditos do novo cartão esgotarem, poderá ser ativado novamente. Por fim, o Cartão Social é intransferível, não pode ser emprestado.
Leia também no Massa News: