Em meio a diversos términos de celebridades em todo o Brasil, há quem opta pela união: o número de casamentos no Paraná chegou a 38,9 mil até o início de outubro deste ano.
De janeiro a outubro de 2023, 38.975 paranaenses decidiram se casar nos mais de 1.000 cartórios com situação ativa do estado. Os dados foram disponibilizados pela Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR).
O mês que mais registrou casamentos no Paraná foi o de setembro, com um total de 5.553 uniões civis — 30,7% a mais do que em agosto, quando foram realizadas 4.247 celebrações.
Já o mês que teve o menor registro de casamentos foi em fevereiro, com apenas 3.641 matrimônios. Por ser uma época do ano que chove com frequência, a procura dos casais pode ser menor.
Casamentos homoafetivos no Paraná
O número de matrimônios entre pessoas do mesmo sexo cresceu cinco vezes no Paraná, segundo a Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen PR).
Veja também:
- Número de consumidores que pedem CPF na nota cresce 13%
- Idosos terão gratuidade ou desconto em passagens de ônibus no Paraná
O aumento acontece desde maio de 2013, quando os Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil foram autorizados a realizar casamentos homoafetivos.
Até o início de outubro deste ano, dos 38.975 casamentos realizados no Paraná, 416 foram homoafetivos. No acumulado de 2022, 579 uniões foram registradas no estado.
A união entre mulheres fazem parte da mais da metade dos casamentos homoafetivos celebrados nos cartórios do Paraná. Nos últimos dez anos, cerca de 60% dos matrimônios foram de casais femininos, enquanto os masculinos representam 40,4% do total.
Os dados de 2023 são referentes ao primeiro dia de outubro, de acordo com o prazo legal que os cartórios têm para enviar as informações à central de informações do registro civil.