Na manhã desta sexta-feira (14), 43.261 domicílios continuavam sem luz no Paraná após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu o Estado na quarta-feira (12). Ao todo, mais de 700 mil consumidores foram afetados pelos temporais e ventos de mais de 90 km/h.
O fenômeno provocou diversos danos à rede elétrica, como quebra de postes e queda de árvores sobre as estruturas. As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia. Até agora, 94% dos consumidores que estavam sem luz tiveram o serviço restabelecido.
Cerca de 1.700 profissionais continuam mobilizados e o trabalho de reconstrução de parte da rede vai continuar ao longo desta sexta-feira (14).
- Chuva em Curitiba causa queda de árvores e fios de energia; vídeo
- Trem com mais de 940 passageiros fica preso na Serra do Mar
Última região a ser atingida pelo temporal, o Leste do Paraná é o mais afetado no momento e impõe as principais dificuldades às equipes, como áreas de mata fechada, locais bloqueados e o acesso difícil para atendimento a comunidades insulares.
Ao todo, 31.666 consumidores estão sem energia na região e as equipes precisam atender 1.404 serviços espalhados por mais de 30 municípios. Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, e São José dos Pinhais são os municípios com a situação mais grave e para onde a Copel está enviando reforço de equipes.
No Litoral do Paraná, as equipes já atenderam 196 serviços emergenciais para restabelecer o fornecimento de energia. Os municípios mais afetados são Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba, mas alguns dos problemas mais complexos se concentram na região rural de Morretes e Antonina. Para reforçar o trabalho de recomposição da rede de energia, equipes das regiões Norte e Noroeste foram enviadas para o Litoral.
Copel faz alerta sobre falta de energia no Paraná
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.
Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.
O excesso de chuvas e ventos é resultado do avanço de uma frente fria pelo Estado, acompanhada de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos fortes. A região Sul do País também enfrenta eventos climáticos relacionados a um ciclone extratropical.
Para receber alertas da Defesa Civil sobre eventos climáticos basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.
Temperatura cai no Paraná após ciclone
Após os ventos fortes que atingiram as diversas regiões do Paraná, o destaque, segundo o Simepar, é para as temperaturas que apresentam uma queda brusca em todo o Estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio vinda do Sul do País. As mínimas do dia foram em Palmas (0,7° C), General Carneiro (3,7° C), Guarapuava (3,2° C), Inácio Martins (2,9° C), São Mateus do Sul (3° C) e Lapa (3,4° C).