Atualizada às 16h50
O número de pessoas que ficaram ilhadas devido às fortes chuvas no Litoral Paraná passa de 150. O Corpo de Bombeiros está realizando o resgate das famílias vítimas dos alagamentos.
De acordo com a corporação, foram feitos 51 atendimentos, totalizando 158 pessoas retiradas das áreas de risco em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O balanço foi divulgado no início da tarde desta quarta-feira (24).
Das pessoas resgatadas, 62 foram encaminhadas para abrigos, sendo:
- 35 pessoas em Guaratuba;
- 16 pessoas em Matinhos;
- 11 pessoas em Pontal do Paraná.
O Corpo de Bombeiros também atendeu duas situações de deslizamento de terra nas últimas hortas – um em uma casa no Balneário Prainha, em Mantinhos, e outro na rodovia do Ferry Boat em Guaratuba. Ninguém ficou ferido.
Chuvas no Litoral do Paraná
As tempestades atingem o litoral paranaense desde o fim de semana. Somente em Guaratuba, a precipitação acumulada desta terça-feira (23) foi de 221,2 mm, segundo o Simepar.
Até a última atualização desta matéria, a precipitação acumulada de hoje (25) na cidade estava em 90,8 mm.
Veja o volume em outras cidades até às 16h45:
- Matinhos: 75,4 mm
- Guaratuba: 90,8 mm
- Guaraqueçaba: 63,0 mm
- Antonina: 33,2 mm
- Paranaguá: 36,8 mm
O Simepar comunicou que o volume das chuvas no Litoral do Paraná superou a média de janeiro.
As chuvas ocorrem devido aos ventos de Nordeste e Leste que jogam umidade para o continente, explicou o Simepar. O fenômeno cria nuvens estratiformes que, quando formadas, podem cobrir extensas áreas e apresentar chuvas contínuas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Litoral do Paraná está sob risco de deslizamentos de encostas, alagamentos e transbordamentos de rios.