Mais de 28 mil pessoas são atingidas pelas chuvas no Paraná, diz boletim

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O último boletim sobre a situação das chuvas no Paraná aponta que mais de 28 mil pessoas foram afetadas em 61 municípios. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

chuvas-no-parana
Foto: Prefeitura de União da Vitória

O número de pessoas afetadas subiu, de acordo com o órgão estadual. O aumento aconteceu devido, principalmente, às cheias do Rio Iguaçu, na região de União da Vitória.

Ao todo, 520 pessoas permanecem desalojadas (em casas de amigos ou parentes), enquanto outras 271 estão desabrigadas (temporariamente em abrigos públicos). Em Irati, onde ocorreu uma morte, uma pessoa desaparecida foi encontrada com vida. Outras sete pessoas de quatro cidades acabaram se ferindo em decorrência das complicações causadas pelas tempestades.

As equipes locais e estaduais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná estão atendendo a população, com resgate daquelas em situação de risco e transporte para locais seguros. Na cidade mais atingida do estado devido à cheia de seis metros e meio do Rio Iguaçu, União da Vitória, os moradores tiveram que deixar as as suas casas.

Desde o dia 2 de outubro, os alertas à população, assim como a mobilização junto às redes sociais e outros canais de comunicação, auxiliaram para que a informação sobre as chuvas chegassem a todos.

Chuvas no Paraná

Os locais mais atingidos depois de União da Vitória foram Rebouças (3.006 pessoas afetadas), Jardim Alegre (2.800), São Jorge d’Oeste (1.600), Peabiru (1.440), Cascavel (1.350), Ivaiporã (1.200), Jaboti (1.003), Grandes Rios (1.000), Mangueirinha (822), Curitiba (700), Paulo Frontin (600), Pinhão (599), Paula Freitas (520), Araucária (495) e Sulina (300).

As regiões Central, Sul, Centro-Sul e Campos Gerais registraram os maiores estragos no final de semana, enquanto o Oeste, que chegou a registrar um tornado, teve os maiores registros na semana passada.

Veja também:

A Defesa Civil enviou, na segunda-feira, ajuda humanitária para Ivaiporã, Jardim Alegre, Rio Negro e União da Vitória. Foram distribuídos 820 colchões, 800 kits de dormitório, 305 kits de limpeza, 305 kits de higiene e 4.420 telhas.

Com isso, foram enviados aos municípios atingidos mais de 22,5 mil telhas, além de 1.030 colchões, 950 kits de dormitório, 764 kits de higiene, 180 kits de limpeza e 484 cestas básicas.

As cidades de Cascavel, Mangueirinha, São Jorge D’Oeste, Pinhão e Rio Negro decretaram situação de emergência homologado por decreto estadual. Paula Freitas, Ivaiporã, União da Vitória e Paulo Frontin também decretaram situação de emergência, mas ainda não tiveram o processo homologado pelo Estado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa