O ciclone extratropical segue no Sul do Brasil nesta sexta-feira (3), segundo o Climatempo. A permanência do fenômeno pode deixar o tempo instável em todo o Paraná.
O ciclone pode formar nuvens bastante carregadas, com potencial para causar tempestades no Sul do Brasil. No Paraná, o avanço de uma frente fria causada pelo fenômeno deixa o estado com risco de chuvas nesta sexta-feira, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
“O perigo de chuva forte e ventania no Sul do Brasil desta vez é maior, porque o centro da baixa pressão do ciclone extratropical começa a atuar sobre o Rio Grande do Sul e não somente sobre o mar”,
diz o Climatempo.
Veja também:
- Frente fria avança e deixa Paraná com risco de chuvas
- Ciclone no Paraná? Alerta prevê chuvas e ventos de até 100 km/h
Tanto a formação da frente fria quanto a do ciclone extratropical exige uma queda significativa da pressão atmosférica e um contraste de temperatura. Ambos os fatores geram grande movimentação do ar, podendo ocorrer fortes rajadas de vento.
Ciclone deixa tempo no Paraná instável
Nesta sexta-feira, o centro do ciclone extratropical está no Litoral do Rio Grande do Sul (RS). Dessa forma, o fenômeno causa ventos intensos e previsão de chuva no Paraná.
Assim, o ciclone deixa o tempo no Paraná instável. O sistema de baixa pressão segue se intensificando, o que deu origem a uma frente fria: o estado pode ter chuvas com trovoadas, com risco de tempestades.
Segundo o Simepar, o Paraná pode ter rajadas de ventos fortes, com valores que podem ultrapassar os 60 km/h em várias regiões.